Yoga e Ayurveda são ciências irmãs da tradição védica hindu, conhecida como Sanatana Dharma, que andam de mãos dadas para orientar o caminho do yogui em direcção à Consciência Suprema, à Verdade inquestionável, à Eterna Felicidade.
Ayurveda ensina o corpo a equilibrar e a mente a estabilizar, com práticas de purificação, através de técnicas de limpeza interna, hábitos alimentares saudáveis (ingerindo alimentos sátvicos) e rotinas diárias adequadas à tipologia vital de cada um. O Yoga acimenta estas práticas trabalhando a estabilidade, resistência e flexibilidade do corpo e mente, através de técnicas bio-energéticas.
Purificando a mente, o corpo e os sentidos, o yogui experiencia o seu verdadeiro EU!
"Mente e corpo constituem o substrato das doenças ou da saúde positiva (felicidade). Uma utilização equilibrada do tempo, das faculdades mentais e dos objectos dos órgãos sensoriais, é a causa da felicidade." - Caraka Samhita
A tipologia específica de cada ser, conjuga os elementos essenciais que constituem tudo o que vive:
Ar, terra, água, fogo e éter. Neste entendimento do universo, o Yoga e a Ayurveda vêm todos os seres como manifestações de três propriedades biológicas fundamentais: Vata, Pitta e Kapha.
Este é o primeiro de três artigos para dar a conhecer algumas dicas muito simples para equilibrar Dosha Vata.
A primeira propriedade - VATA, possui criatividade que se expressa com o movimento, em que os elementos ar e espaço são predominantes. É considerada a tipologia mais importante, uma vez que na sua essência ela corresponde a uma forma mais subtil de energia denominada PRANA, a força vital, que controla o ritmo, o movimento e a sensibilidade da mente. Esta energia manifesta-se em tudo o que fazemos, desde a alimentação (daí a importância de equilibrar o corpo com alimentos puros, ou seja, sátvicos, com a mínima intervenção humana), assimilação, respiração, excreção, comunicação.
Vata é muito sensível a mudança. Viagens constantes, noites sem dormir, excesso de trabalho ou de estímulos audiovisuais como a televisão agravam esse Dosha e devem ser diminuídos.
Quando VATA está em equilíbrio no nosso organismo, a mente estabiliza numa sensação de paz e abertura, mantendo-se adaptável, flexível, comunicativa, expansiva e alegre, com a intuição apurada e uma ligação profunda com a inteligência superior, relativa à Unicidade.
Quando em desequilíbrio, este dosha pode manifestar-se fisicamente na pele e cabelo secos e sem brilho, corpo duro, rígido e com dores, articulações que estalam e doem, batimentos cardíacos erráticos, respiração difícil, dores, circulação fraca (mãos e pés frios), apetite irregular, constipação, gases, abdómen distendido, urina e suor escassos.
Emocionalmente, pode deixar-nos ansiosos, temerosos e inquietos, com pensamentos incessantes, em constante rodopio.
A nível mental, poderá haver muita agitação, ansiedade, sensibilidade a barulhos fortes, medos e preocupações, insónias e dificuldade de concentração. As pessoas com este dosha predominante. pela sua qualidade agitada, têm tendência a ter uma memória fraca e estão constantemente a saltar de assuntos e a mudar de interesses. São aquelas pessoas que têm muita facilidade para começar uma actividade ou projecto, mas a quem geralmente falta persistência e concentração para os terminar.
Os doshas tem sítios principais no corpo, onde geralmente aparecem os primeiros sintomas de desequilíbrio. O de vata dosha é o intestino grosso/cólon. Porém, há outros locais no corpo como: ossos e articulações, ouvidos, sistema nervoso, pele, coxas e bacia.
Vata tem a qualidade da secura que resulta em rigidez nas articulações e artrite. Por isso, precisa da prática de Asana mais do que qualquer outro tipo de dosha. Os tipos Vata devem fazer um bom aquecimento articular para melhorar a circulação, pois tendem a mais ser rígidos de manhã e também no inverno.
A prática de yoga ideal para um Vata predominante deve ser calma, lenta, estável, de enraizamento e consistente para contrariar o excesso de movimento. Devem evitar práticas de asana baseadas em movimentos excessivos, como Vinyasa, e, em vez disso, escolher uma prática de yoga fundamentada que se concentre em manter as posturas e transitar por elas de forma lenta e consciente.
A Surya Namaskāra - saudação ao sol (mínimo de 12 repetições) e a prática de Nāḍī śodhana prāṇāyāma - respiração alternada (mínimo de 5 minutos), são duas formas simples mas eficazes de equilibrar este dosha.
Como a energia Vata tende a acumular-se no cólon, para ajudar a libertação de gases, devem ser incluídos todos os tipos de movimentos da coluna e, especificamente, posturas de torção e flexão lateral. Posturas de anteflexão, como Uttanasana (flexão para a frente em pé), Paschimottanasana (flexão para frente sentada) e Janushirshasana (postura da cabeça aos joelhos) são muito relaxantes para a mente e têm um efeito redutor em Vata. Até mesmo as inversões ajudam a liberar o excesso de Vata. Posturas de equilíbrio em pé como Tadasana (postura da palmeira), Vrikshasana (postura da árvore), Utkatasana (postura da cadeira) são ótimas para neutralizar os efeitos de Vata, pois promovem estabilidade e equilíbrio mental. Posturas de equilíbrio avançado, como Utthita Prasarita Padottanasana ajudam particularmente as pessoas Vata, uma vez que toda a atenção e foco se concentra num ponto, em vez de estar por todo o lado, a correr atrás dos pensamentos.
A alimentação é um aspecto essencial no equilíbrio deste dosha. A alimentaçao para pacificar Vata deve ser nutritiva e estimulante do agni. Isso porque, embora pessoas desse dosha precisem de refeições que contrariem o atributos leve e seco – ou seja, refeições pesadas e oleadas – elas possuem um agni inconstante, nem sempre capaz de digerir bem os alimentos.
O ideal são pequenas porções, mais vezes ao dia, refeições quentinhas, nutritivas e levemente picantes. sumos ácidos diluídos em água à temperatura ambiente (abacaxi, limão, laranja). Ir estimulando o agni com chás (erva-doce, gengibre, cardamomo) 30 minutos antes das refeições, para sentir fome nas horas corretas.
Sabores terapêuticos: Salgado, ácido, doce, levemente picante
Sabores que prejudicam: amargo, adstringente, extramente picantes
DINACHARYA* PARA VATA
As pessoas com este dosha dominante devem manter uma rotina diária focada na regularidade, calma e estabilidade.
*dinacharya é a rotina diária ayurvédica
PRÁTICAS GERAIS
Acordar com o sol
Fazer o desjejum com água morna e gotinhas de limão
Praticar meditação, pranayamas, yoga ou algum exercício de consciência corporal (yoga, tai chi)
Tomar um pequeno-almoço nutritivo e leve, para não sobrecarregar o agni
Almoçar entre 12h e 13h30 e jantar entre 19h e 20h
Manter regularidade nos horários das refeições e fazê-las diariamente (café da manha, almoço, lanche e jantar)
Estimular o agni com chás digestivos (gengibre, canela, cardamomo) após as refeições ou antes, caso esteja sem apetite
Comer menos quantidade, mais vezes ao dia
Não trabalhar ininterruptamente. Fazer pausas
Não estimular os sentidos antes de dormir, como ler, ver televisão, usar no computador
Fazer automassagem com óleo de geregelim, girassol ou séssamo, antes do banho
“O desenvolvimento lento e constante, secundado pela paz de espírito, é o que essas pessoas devem almejar.” “Enfatizar a acção, em vez do pensamento. Aplicação constante, em vez da busca de resultados.”
David Frawley, Uma visão ayurvédica da mente
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