top of page
Foto do escritorYoga PuroPrana

Yoga para o dosha PITTA

Pitta é o princípio da digestão e da transformação. É responsável por todas as transformações químicas e metabólicas no corpo, sobretudo pela digestão dos alimentos no estômago e no trato intestinal e também pela “digestão” mental, a nossa capacidade de percepção da realidade e de entendimento das coisas tal como elas são.


Pensamentos bem digeridos levam ao conhecimento intelectual; emoções bem digeridas levam à consciência intuitiva e ao autoconhecimento.

Pitta deriva da raiz Sanscrita “tap” que significa aquecer, cozinhar ou transformar. Suas características e atributos são: QUENTE, HÚMIDO, UM POUCO OLEOSO, LEVE, PENETRANTE, LÍQUIDO E MÓVEL. Na medicina Ayurveda diz-se que o verão é a época deste dosha, pois é quente, intenso e penetrante.


Pitta representa os elementos fogo e água, esta última em menor proporção (se fosse fogo puro, queimaria os nossos tecidos). Pitta governa a digestão, o calor a percepção visual, a fome, a sede, o brilho, a aparência, a compreensão, a inteligência, a coragem e a suavidade do corpo. Ele situa-se no intestino delgado, estômago, glândulas sebáceas e sudoríparas, sangue, linfa e olhos. A sua sede principal é o intestino delgado.

O ácido gástrico do estômago, por exemplo, é um produto Pitta, pois é "fogo em forma líquida". O fogo fornece calor, digere a comida, traz clareza de pensamento e dá uma percepção mais elevada.


As pessoas com predominância deste dosha tendem a ser muito intensos e apaixonados pelo que fazem, o que os torna muito competitivos. Em excesso, Pitta manifesta-se em úlceras, inflamação ou febre no corpo físico. Emocionalmente, torna-nos propensos à raiva e à irritabilidade.


Pontos fortes: Quando o Pitta Dosha está bem equilibrado, as características positivas acentuam-se. O indivíduo sente-se mais disposto e com mais energia, seu sistema digestivo trabalha perfeitamente e os seus processos de decisão tornam-se mais eficazes, assim como a sua expressão oral. Se equilibrados são habilidosos, concentrados e excelentes para aprender. Altamente disciplinados, inteligentes e estudiosos, os indivíduos do tipo Pitta tendem a ser óptimos líderes. São questionadores, críticos, gostam do poder e de enfrentar desafios, corajosos, compreensivos e têm grande habilidade para solucionar situações difíceis e stressantes, pois são objectivos e focados.


Pontos fracos: No entanto, quando o Pitta dosha está em desequilíbrio, o indivíduo pode ficar com a pele irritada, indigestão, problemas gástricos, insónias, temperatura corporal excessiva, facilmente irritado, impaciente e confrontante. Como são perfeccionistas, nestas circunstâncias costumam irritar-se com facilidade. Outros sintomas de desequilíbrio manifestam-se em problemas de pele, alergias, queda de cabelo, irritabilidade, raiva, suor excessivo, enjoos e inflamações.



A dica para estabilizar este Dosha é ACALMÁ-LO E REFRESCÁ-LO.



DINACHARYA* PARA PITTA

As pessoas com este dosha dominante devem manter uma rotina diária focada na moderação e suavidade.

*dinacharya é a rotina diária ayurvédica


PRÁTICAS GERAIS:

  • Ao acordar, tomar água morna com algumas gotas de limão;

  • É recomendado alimentar-se de forma regularmente e fracionada ao longo do dia;

  • Auto-massagem diária com óleo de coco ou ghee morno (Abhyanga) no corpo antes de dormir ou ao acordar;

  • Pingar diariamente uma gota de ghee nos olhos antes de dormir, esta acção pacifica Pitta, melhorando sua digestão e eventuais inflamações.

  • A dieta alimentar indicada para Pitta é uma alimentação mais natural e refrescante, com sabores doces, amargos e adstringentes.


Em termo alimentares, quando Pitta está em excesso, devem-se evitar sabores ácidos, picantes e gordurosos (como os laticínios). Por possuir uma qualidade quente e ácida, é importante que pessoas desta tipologia consumam alimentos crus, frios, doces e amargos.














Dieta: Seu fogo digestivo já está "on fire", por isso não precisam de comida picante. Em vez disso, podem temperar os seus pratos com coentros, cominhos, erva-doce, etc. Uma dieta de sumos verdes, frutas, vegetais crus, grãos e um pouco de laticínios funciona bem.


Com esta tipologia, ou em dias quentes de verão, devemos neutralizar esse calor comendo mais alimentos “refrescantes” e evitando alimentos “aquecidos”.


Alimentos para refrigeração:

Legumes: pepino, abobrinha, aipo, espargos, brócolos, couve-flor, espinafre, couve.

Grãos: arroz branco, quinoa e aveia

Ervas: coentro, hortelã e endro

Frutas: melões, uvas, frutas vermelhas, pêssegos, peras




PRÁTICA DE YOGA


Uma prática de redução de Pitta deve ser bem intercalada com períodos frequentes de descanso e respiração profunda. Deve-se ter cuidado para se manter hidratado, pois pitta cria suor excessivo que pode resultar em desidratação ou perda de eletrólitos. Os tipos Pitta precisam escolher moderação e focar no relaxamento, com movimentos suaves e fluídos. As pessoas do tipo Pitta suam muito com o calor interno, portanto, precisam refrescar com pausas frequentes ao longo da sua prática de yoga.


Como são ambiciosas, precisam controlar o desejo de serem melhores na execução dos asanas (a prática de yoga a pares pode ser uma excelente alternativa como ponto de união e não de comparação). Por outro lado, como são demasiado auto-críticos, devem estar atentos e conscientes da sua prática para que não se torne demasiado agressiva e exigente.


Os melhores asanas para Pitta são aqueles com flexões para trás suaves, mantidas durante pouco tempo, como Bhujangasana (postura da cobra), Dhanurasana (postura do arco), Ustrasana (postura do camelo), pois têm um efeito pós-arrefecimento. As flexões para trás intensas são úteis na moderação, mas podem provocar pitta - portanto, repeti-las algumas vezes é melhor do que mantê-las por muito tempo.


A maioria das posturas sentadas como Baddha konasana (postura do ângulo fechado), Siddhasana (postura do adepto) e Virasana (postura do herói) têm um efeito redutor no Pitta.


As flexões do tronco para a frente, e especialmente a Patschimottanasana (postura da pinça) e Yogamudrasana (selo de ioga) são muito úteis para acalmar o elemento fogo. Inversões como Halasana (postura do arado) e práticas de nutrição e arrefecimento como Shitali Pranayama beneficiam Pitta. No entanto, Shirshasana (postura sobre a cabeça) não é recomendada para pessoas Pitta em excesso, pois elas já têm cabeça quente!


Não devem praticar quando o sol está no auge. As horas frias da manhã e da noite são as melhores.


Manter o olhar suave e a respiração consistente e NÃO FORÇAR O CORPO AO SEU MÁXIMO!




"O auto-respeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo."

526 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page