O termo Kapha deriva da palavra sânscrita shlish que significa “aquele que mantém as coisas juntas”, é a força que estrutura tudo. Kapha governa a forma e a substância - é responsável pelo peso, a coesão e a estabilidade, e governa os sentimentos, as emoções e a capacidade da mente para se apegar à forma - promove tranquilidade mental e estabilidade, mas pode indiciar o crescimento e a expansão.
As pessoas com predominância do dosha Kapha têm na sua composição física os elementos água e terra em maior quantidade. Quando os efeitos de Vata e Pitta se tornam activos no corpo, Kapha actua limitando e controlando estas duas forças e prevenindo a sua actividade excessiva.
Kapha dá força, estabilidade e resistência, tanto física como psicológica, e promove emoções humanas e capacidades, tais como o amor, compaixão, empatia, compreensão, perdão, lealdade e paciência. Uma função muito importante do Kapha dosha no corpo humano é a que governa a imunidade e a resistência às doenças; a sua energia promove auto-cura e o processo em avanço de auto-reparação do qual nós estamos grandemente inconscientes.
As pessoas de temperamento Kapha – dominadas pela mucosidade – possuem uma disposição indulgente e uma grande virilidade. Têm uma boa condição física, são um pouco fortes e por vezes apresentam um excesso de gordura. A mente apresenta-se estável; são sóbrios por natureza. Suas caras são como uma lua e suas articulações são sólidas, fortes, suaves e lisas. Sábios e amantes da ordem, os kaphas honram a sua palavra. Obedecem aos princípios e a prática do correcto viver; falam com a voz baixa mas são rancorosos com os seus inimigos durante um longo tempo. Amam os prazeres sensuais. São diligentes, modestos e tem tendência para dormir profundamente durante longos períodos.
A estabilidade, constância e tranquilidade são algumas das características das pessoas com a predominância do Dosha Kapha, podendo aparentar uma constituição física mais pesada, sólida com energia vital duradoura, grande vigor físico, digestão mais lenta e andar lento. Os Kapha têm um temperamento emocional, e como aspectos positivos, têm muito amor, devoção e lealdade. No sentido oposto, encontramos o desejo excessivo, o apego, a possessão e a avareza.
Quando kapha fica perturbado, fica bloqueado e pesado, com sonolência, náuseas, peso nas articulações e uma sensação de envelhecimento. Às vezes têm também uma sensação de sabor doce na boca. Se kapha continua a aumentar, agrava-se o peso nas extremidades, sensações de frio, sono excessivo, articulações frouxas, bloqueios energéticos e a pele torna-se pálida. Se kapha diminui, produz secura, sensação interna de ardor ou queimadura no estômago e intestinos, sede, articulações frágeis, insónia e debilidade geral.
Quando kapha se apresenta equilibrado decorre uma excelente assimilação nutricional, a musculatura apresenta-se firme e os ossos fortes; uma lubrificação e humidade adequadas através do corpo; articulação firme; físico estável, compacto e forte, potência sexual e imunidade fortes; estado de calma, pessoa clemente, compreensiva e paciente; digestão forte, apetite regular e regulação fisiológica da humidade respiratória equilibrada.
Quando em equilíbrio, as pessoas com este dosha tem tendência para ser mais serenos, pacientes, generosos, protectores com grande tolerância. Entretanto quando em desequilíbrio podem aparentar características letárgicas, insensíveis, possessivas e indolentes.
Se estiver em desequilíbrio, isso irá notar-se em termos da má assimilação nutricional, flacidez, cansaço e falta de energia; surge uma certa secura, pois a mucosa e a saliva diminuem; as articulações mostram-se soltas com predisposição para entorses; o físico apresenta-se mole, enfraquecido e obeso; impotência sexual, sedentarismo e a imunidade diminui; a pessoa apresenta-se intolerante, insegura, ciumenta e rude; a digestão fica lenta e o apetite desregulado e pode ocorrer também um excesso de produção das mucosas por parte de todo o sistema.
As pessoas do tipo Kapha necessitam de uma dieta mais condimentada e de actividades mais estimulantes, assim como uma rotina dinâmica.
Ao nível da alimentação os sabores que agravam mais este dosha são doce, salgado e ácido, porque são os mais húmidos e como uma das características de Kapha é a humidade e a oleosidade, agravam este dosha. Os sabores que ajudam a pacificar Kapha são o picante, amargo e adstringente porque são os mais secos.
A dieta para pacificar Kapha deve ser leve, seca e fresca, rica nos sabores picante e amargo, pois são sabores redutores. Como Kapha geralmente apresenta tendência para formar tecido em excesso e um agni pequeno, pouca quantidade de comida é o ideal para favorecer seu metabolismo. Uma dieta muito rigorosa também não deve prevalecer, uma vez que pessoas sob o domínio do dosha Kapha colocam uma carga emocional na comida. Reduzir e restringir muito a dieta pode gerar muita ansiedade e desencorajar a pessoa (é importante sair da zona de conforto, mas não radicalizar).
Para pacificar ou reduzir Kapha é necessário evitar doces em geral (incluindo carboidratos em geral, como as raízes/tubérculos); laticínios, pois aumentam muito o muco; bebidas e alimentos gelados (gelados e sumos com gelo), pois diminuem ainda mais o agni; petiscar entre as refeições.
Os Kaphas são os que mais se beneficiam das especiarias e temperos. Todos tem o atributo de estimular o agni, fogo digestivo, por isso acrescente-os em todas as refeições, preferindo sempre os picantes como mostarda grão, feno grego, pimentas, gengibre. Consuma chás dessas especiarias regularmente, principalmente depois das refeições para digerir corretamente os alimentos.
DINACHARYA* PARA KAPHA
As pessoas com este dosha dominante devem manter uma rotina diária focada no movimento e leveza.
*dinacharya é a rotina diária ayurvédica
Apesar de Kapha gostar da rotina, para equilibrar este dosha é aconselhável fugir à rotina, sair de casa para conhecer locais novos, envolver-se em projectos, manter-se activo.
PRÁTICAS GERAIS:
Acordar antes do sol
Fazer exercícios aeróbicos pela manha ou séries de yoga mais vigorosas com pranayamas desobstructores (kapalabhati, bhastrika)
Beber água morna com limão e mel
Jejuar pela manhã ou tomar um pequeno-almoço leve, sem laticínios ou pão, apenas com frutas cozidas
Almoçar entre 12h e 13h30 e jantar entre 19h e 20h
Jantar caldos ou sopas
Comer menos vezes em menores quantidades
Fazer um jejum ou monodieta ocasionalmente
Estimular a mente com estudos e jogos desafiadores e o corpo com exercícios dinâmicos e vigorosos
Em dias frios e chuvosos, movimentar-se
Beber somente líquidos mornos
Preferir alimentos cozidos e ter sempre a presença do sabor picante e amargo nas refeições
PRÁTICA DE YOGA
As palavras chave para a prática de yoga de um Kapha são: estimulante, movimento, quente, leve, energética, libertação.
Com o Yoga, reequilibramos este dosha com bastante movimento, dinâmica e progressão; uma prática mais energizada, com um aumento
de exercícios em pé e de equilíbrio – que trabalham as emoções e o sistema nervoso – e uma diminuição de asanas de longa permanecia, exercícios sentados e de flexão – que aumentam a letargia. Práticas como Ashtanga Vinyasa e Power Yoga são indicadas.
Exercícios de abertura/extensão torácica são óptimos para estimular a energia que tende a ficar acumulada na região “sede” de Kapha. Estes exercícios ajudam ainda a estimular a actividade pulmonar, assim como eliminar excesso de muco.
O exercício de excelência para este dosha é a Saudação ao Sol, feita de forma enérgica, ritmada e vigorosa. Asanas indicados para as pessoas com predominância de dosha Kapha:
Ustrasana
Garudasana
Purvottanasana
Virabhadrasana ll
Pranayama:
Surya bedhana
Bhastrika
Recordo que o dosha não é a pessoa, mas a manifestação de determinados elementos nessa pessoa, de acordo com a teoria Ayurvédica, o que depende também de circunstâncias de vida passada e actual.
Nenhum dosha se pode dissociar dos outros. Kapha depende de Vata pelo seu estímulo e movimento e depende de Pita pelo seu calor.
Comments