O gesto do corpo invertido é descrito no Hatha Yoga Pradipika como uma prática que rejuvenesce o corpo. Actua no fogo gástrico, melhora a circulação dos membros inferiores, aumenta a irrigação sanguínea na cabeça, activa o sistema nervoso parassimpático, acalma a mente e melhora o funcionamento da tiróide, responsável por estimular o metabolismo e influenciar muitos outros sistemas do organismo.
No Hatha Yoga Pradipika, Viparita Karani Mudra inverte a ordem do sol e da lua, isto é, o sol é tido como o plexo solar e a lua o palato que trocam de posição. Significa que esta prática activa a lua, pois actua sobre a tiróide e o sistema nervoso parassimpático, responsável pela regeneração e recuperação.
“Mudras são uma combinação de movimentos físicos subtis que alteram a disposição, atitude e percepção, e que aprofundam a atenção e concentração” – Satyananda.
Esta prática é um mudra porque sela a passagem do prana, não só pela posição do pescoço mas também porque se coloca a ponta da língua a tocar a parte da frente do palato, fechando o círculo de Prana Vayu (Nabhu Vayu Mudra).
Comentarios