top of page

Vasiṣṭhāsana

Atualizado: 10 de jul.


A versão completa do Vasisthasana, ensinada por BKS Iyengar, com a perna superior levantada perpendicular ao chão, está além da capacidade da maioria dos iniciantes. Mas esta postura, mesmo na versão mais acessível, é uma excelente forma de tonificar e fortalecer todo o corpo.


Vasistha significa "o excelente, o mais rico, o melhor”. Vasistha foi o primeiro dos filhos nascidos da mente do Deus Brahma e um dos famosos sapta rishis, os "sete sábios" que formam a constelação conhecida no Ocidente como as Pleiades. Brahma é o aspecto criativo da trindade hindu. Ele criou Vasistha a partir do seu pensamento com a intenção de fornecer um modelo para eliminar a tristeza da existência. No momento da criação de Vasistha, Brahma amaldiçoou-o com a ignorância temporária da sua verdadeira natureza divina, para que Vasistha experimentasse o sofrimento e depois pedisse o remédio a Brahma. Quando Vasistha perguntou como tinha ficado preso numa existência física triste e limitada, Brahma lembrou-o: "Tu não és o corpo e a mente; tu és infinito. Tu não estás preso; a verdadeira natureza é ilimitada. Tu és Isso. "

Vasistha também foi o primeiro professor de Jnana Yoga. Um de seus alunos mais famosos foi o Rei Rama. Quando adolescente, Rama percorreu o reino do seu pai e voltou profundamente deprimido com o sofrimento que testemunhou, tal como o jovem Buda em circunstâncias semelhantes, que o fez questionar o significado da vida. Ele duvidou especialmente do seu próprio valor como futuro rei quando se sentiu impotente para mudar as circunstâncias de alguém ou melhorar sua sorte.


Através de uma série de histórias, Vasistha revelou essa verdade a Rama: a alma (Eu) é real, mas o mundo é falso, como um sonho. Sofremos quando nos identificamos com as circunstâncias do mundo e sentimos que cabe a nós alterá-las. Na realidade, precisamos simplesmente acordar com a alegria e o contentamento infinitos inerentes a cada momento presente.


Aprender a controlar a mente leva à libertação e à compreensão de que somos o Ser. Todos os prazeres que o mundo guarda não são nada comparados à felicidade permanente da autorrealização. As conversas de Rama e Vasistha sobre o Si (Eu/Alma) são preservadas num texto sagrado que conhecemos como Yoga Vasistha.


Benefícios da execução de Vasiṣṭhāsana

Num estudo de 2014 do Dr. Loren Fishman, que mostrou os potenciais benefícios para a escoliose, constatou-se que, após uma média de 6,8 meses, 19 dos 25 participantes que praticavam prancha lateral no lado convexo mais fraco (o lado em que a coluna se curva) por uma média de 1,5 minutos por dia, experimentou melhoria acentuada. Com a prática regular, a curvatura da coluna vertebral diminuía à medida que os músculos ficavam mais fortes.

Outros benefícios: tonifica toda a parte superior do corpo e fortalece os músculos das costas, especialmente a área lombar. Desenvolve uma sensação de equilíbrio e fortalece os braços, pulsos, pernas e parede abdominal.


Contra-indicações: problemas nos pulsos, cotovelos e ombros devem evitar essa postura. Para melhor equilíbrio e apoio, a postura pode ser feita com as costas na parede.


Boas práticas.

Namaste!

MJ

189 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page