top of page
Foto do escritorYoga PuroPrana

Tamas Guṇa, a qualidade energética da inércia e da escuridão


Tamas é um estado de escuridão, solidez, inércia, imobilidade, resistência e materialidade. Manifesta-se a partir da ignorância e ilude todos os seres das suas verdades espirituais. Outras qualidades tamásicas são preguiça, nojo, apego, depressão, desamparo, dúvida, culpa, vergonha, tédio, vício, mágoa, tristeza, apatia, letargia, confusão, pesar, dependência, ignorância.


Tamas é caracterizado por uma mente fora de foco, sempre desatenta e monótona, dominada por forças inconscientes. Pessoas tamásicas tendem a estar bloqueadas ou com emoções estagnadas. Muitas vezes também são acometidas por maus hábitos, inclusive vícios, tornando-se incapazes de questionar essa condição.


Quando Tamas passa a dominar a mente do indivíduo, ela pode se tornar esquecida, sonolenta, apática e incapaz de tomar qualquer atitude ou pensamento proveitoso e positivo.


A pessoa sob influência e domínio de Tamas pode não ter capacidade para um julgamento claro e mostrar dificuldades em discernir o certo do errado. Assim como um animal, passa a viver somente para si mesmo, podendo ferir o próximo para satisfazer os seus desejos. Tomada e cega pela ignorância, é possível que também possa praticar acções perversas.


O Tamas Guṇa é representado pelo terceiro nome da trindade do hinduísmo, Shiva, conhecido como o Deus destruidor (ou transformador), que destrói para dar início a algo novo.


Quando há excesso de energia tamásica pode levar à preguiça, apatia, insensibilidade, depressão e sentimentos de escuridão, tristeza, desamparo ou solidão. Pode ser muito desafiador afastar-se de Tamas, pois esta predisposição cria uma sensação muito pesada, vinculativa, presa e também vela a nossa verdadeira natureza, fortalecendo o ego, o que torna difícil transcender em direcção ao estado superior de sattva guna.


Felizmente, Tamas Guṇa pode ser reduzido e equilibrado por meio de algumas mudanças simples na prática de yoga, meditação, dieta e estilo de vida. Eis algumas sugestões:



Ajustes no estilo de vida

Evite dormir demais, em vez disso, aumente a sua actividade física e mental geral. Procure acordar mais cedo, sair de casa, buscar aventura e colocar-se em ambientes estimulantes. Evite consumir TV, inactividade, passividade e situações de medo. Procure ambientes secos e bem iluminados e cerque-se de boas pessoas e de uma comunidade de interajuda.



Dieta para diminuir Tamas

Ajustar a sua dieta terá o efeito mais poderoso no equilíbrio de Tamas Guṇa. Evite comer demais e tente consumir uma dieta leve com tantos vegetais frescos quanto possível. Evite todos os alimentos que deixam uma sensação de peso, como carne vermelha, carboidratos simples, gorduras e raízes. Evite alimentos de difícil digestão, fermentados, conservados, estragados, tratados quimicamente, excessivamente processados ​​ou refinados. Minimize drogas, álcool, cafeína e outros estimulantes.

Alimentação

Os alimentos de efeito tamásico são encontrados em menor quantidade na natureza, mas são produzidos industrialmente e em maior quantidade pelo homem. A percentagem máxima ideal de consumo destes alimentos ronda 10% dos alimentos de uma refeição.


Alguns alimentos tamásicos devem ser totalmente evitados, pois são capazes de esgotar as reservas energéticas, causando estagnação, preguiça, embotamento físico e mental, além de propiciar várias doenças. No “modo da Ignorância”, esses alimentos significam resistência e descrevem a ideia de princípio negativo (-), frio e incipiente.


Alguns elementos que compõem os tamásicos são: fast foods, carnes em geral (bovina, suína e outras), proteína vegetal texturizada (carne de soja), frutos do mar, gorduras, alimentos fritos, alimentos congelados, curados, rançosos, requentados, aquecidos em micro-ondas e processados. Outros exemplos são os sumos de fruta congelados (polpas), leite (pasteurizado, em pó e homogeneizado), gelado em grandes quantidades, margarina, fungos e cogumelos como champignon, banana em grandes quantidades e à noite, cebola, alho, picles, queijos maturados por fungos (gorgonzola, roquefort, camembert e outros), enchidos (fiambre, mortadela, salsicha, salame, linguiça, etc) e enlatados. O tabaco, o álcool, as drogas e os medicamentos também estão na lista de substâncias tamásicas.



Prática de asana para reduzir Tamas

Estabelecer uma prática diária de asanas será muito eficaz na redução de tamas. No entanto, deverá ser uma prática mais dinâmica, durante a qual as posturas se mantêm por menos tempo, dando ênfase a sequências de posturas, como a Saudação ao Sol ou uma prática do tipo Vinyasa (sequência de dinâmica de posturas).

Praticar hiperextensões da coluna (flexões para trás) e posturas de equilíbrio será energizante e revigorante. Minimize as flexões para frente e encurte savasana para obter um maior efeito na redução do Tamas Guṇa.



Inclua Pranayama na sua rotina diária

Limpe a energia estagnada de tamas adicionando vários minutos de pranayama revigorante e energizante à sua prática, como Nadi Sodhana (respiração alternada) ou a respiração do fogo (com dupla inalação e expiração lenta pela boca) . Para reduzir quantidades moderadas de tamas pratique kapalabhati ou Surya Bedhana Pranayama e para grandes quantidades de tamas, pratique (com cautela) bhastrika pranayama.



Faça meditação com movimento

A quietude da meditação sentada pode aumentar o tamas, portanto, minimize o seu tempo de meditação ou pratique uma meditação mais activa ou dinâmica. Experimente meditar enquanto anda, dança, observa algo em movimento (como as ondas do mar) ou canta/entoa um mantra/canto/kirtan para ajudar a equilibrar tamas guna.



As emoções tamásicas

Relacionados com sentimentos coléricos e destrutivos, os alimentos tamásicos estão associados aos rasas (sabores) amargo e adstringente, estimulando os elementos jala (água) e prithivi (terra) e predispondo o indivíduo a condições como o aumento de gordura e peso corporal, além da formação de muco.


Aquele com excesso de tamas pode ser induzido a atitudes materialistas, agindo com apego, insensatez e incapacidade de discernir e julgar o certo e o errado, pois as suas acções são conduzidas puramente pela emoção.



De uma forma resumida, tudo o que contribui para a sensação de enfraquecimento, doença e mal estar é considerado de origem tamásica, daí que a sua classificação a coloca como a causa de todas as misérias da raça humana.


Para reduzir tamas evite alimentos tamásicos, dormir demais, comer demais, inactividade, passividade e situações de medo.


Os praticantes de Yoga têm ao seu dispor uma ampla gama de ferramentas para reduzir e equilibrar tamas. Mas, para começar a mudar tamas, não tente tudo ao mesmo tempo! Faça uma ou duas mudanças diárias e observe os seus efeitos após alguns dias. Observe as emoções e sentimentos que surgem e como reage e cria resistência a eles. Experimente e ajuste a sua abordagem para reduzir e equilibrar tamas conforme necessário.


À medida que os efeitos de Tamas são minimizados, é importante mudar o foco para o cultivo da energia Sátvica - Sattva Guṇa, de modo a não avançar muito em direcção a um estado de Rajas Guṇa. Embora possa ser necessária uma enorme quantidade de força de vontade para se afastar do poder pesado, sombrio e estagnado de Tamas Guṇa, a recompensa é uma vida mais feliz, saudável, próspera e produtiva.



Boas práticas!

Hari Om

MJ

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page