É certo que vivemos tempos incertos e desafiantes! É certo que vamos ter oscilações no humor e na concentração. É certo que a vida não parou, apenas mudou, se transformou.
E nós, seres avessos às mudanças, somos forçados a adaptarmo-nos, a reinventarmo-nos, a fluir com as novas energias que nos levam a abrandar, a absorver e observar em maior consciência de quem somos e do que realmente importa para nós!
Este é o momento ideal para aprendermos a respeitar o nosso próprio tempo e energia. Saber parar e abrandar o ritmo frenético é fundamental para a saúde bio-energética, mas também para o bem-estar psico-emocional. Agora, mais que nunca, faz sentido uma prática pessoal que te faça pausar, para que possas melhor escutar as melodias da tua alma!
"A pausa faz parte da música"
O yoga, enquanto prática de experiências pessoais, pode ser a ferramenta que necessitas para o teu equilíbrio físico-mental-emocional. Mas como a maior dificuldade é saber o que fazer com o corpo-mente inquietos, deixo-te uma sugestão de prática: a série de Rishikeh, pois trata-se de uma sequência cuja maior parte dos asanas estão ao alcance de qualquer praticante, independentemente do nível de prática.
Série de Rishikesh
O objectivo desta série é fazer circular equilibradamente a energia vital (prana) através dos 7 chakras principais.
O efeito profundo de cada postura obtém-se mantendo-a estática por algum tempo, que poderão ser apenas alguns segundos no início e, com o tempo e a prática, vai-se aumentando o tempo de permanência no asana. O índice básico do tempo a manter mede-se pela comodidade na postura, ou seja, o asana deve permitir uma respiração lenta e profunda, sem deixar de sentir conforto. A progressão deve ser lenta e respeitar os limites do corpo - nunca se deve forçar uma postura (ahimsa- não violência). No entanto, apesar do conforto e relaxamento, a mente deve estar perfeitamente presente e consciente do corpo, das sensações cenestésicas e da respiração. Cada postura deve ser intercalada com Savasana, durante 1 ou 2 minutos.
Esta série permite contemplar o equilíbrio necessário entre as asanas para manter o corpo são, por um lado, e, por outro, permitir a movimentação equilibrada da energia vital (prana) através dos chakras. O objectivo da série é fazer circular a energia, partindo do estímulo dos chakras superiores (sahasrara ou chakra da coroa), com a execução de Sirsasana, terminando com o chakra da raiz (muladhara).
A sequência de Rishikesh tem raízes na tradição do Tantra Yoga, a escola mais antiga que está na origem do Hatha Yoga, e descreve, através de uma determinada ordem de asanas, a própria criação cósmica. Da mesma forma, o desenvolvimento desta sequência segue a ordem da manifestação dos sete chakras principais, do fluxo natural do Prana ou força vital, que flui através dos sistemas internos do corpo físico e subtil.
Sequência de 10 posturas, aqui segundo a tradição de Swamiji (Sri Sri Sri Satchidananda Yogi), retirada do livro Dio è Felicitá de Walter Thirak Ruta, 2011.
Nesta variação da série de Rishikesh, apresentada por Walter Ruta, utilizam-se posturas complementares que trabalham fisicamente o equilíbrio da dualidade que somos (esquerda/direita, cima/baixo, frente/trás), e que se reflecte no bem-estar geral.
Sequência de 12 posturas, aqui segundo a tradição de Swami Shivananda (1854-1934).
Em ambas as sequências, inverte-se a ordem da ascensão energética, na qual as primeiras posturas são inversões e as últimas são posturas de pé.
Se, por um lado se deve ter um adequado relaxamento físico durante a postura, por outro, a mente deve estar perfeitamente presente e consciente do corpo, das sensações cenestésicas e da respiração.
Na sequência de Rishikesh, entre cada postura deve-se intercalar com Savasana durante 1 ou 2 minutos.
Começamos com um relaxamento de 5 minutos em Sukasana, tomando consciência do nosso corpo, relaxando todos os músculos, fixando a mente na respiração e libertando os nossos pensamentos mundanos. Podemos repetir o mantra Om 3 vezes.
Executam-se exercícios de aquecimento articular.
Surya Namaskar (saudação ao sol) no início da sequência de Rishikesh permite um aquecimento e alongamento do corpo, preparando-o para a prática com uma atitude mental adequada. Pode ser feito 6 vezes, seguido de 1 ou 2 minutos em Savasana.
A sequência começa com Sirsasana, para que o sangue circule mais rapidamente até à cabeça, seguindo, depois, a seguinte sequência. Termina com 5 minutos em Savasana, ápos o que poderá fazer um Pranayama calmante e uma meditação.
Durante as próximas semanas, o Shala interrompe as aulas, mas, para quem vai de férias, já não tem desculpa para não praticar!
E se estiverem em lugares FUNtásticos, partilhem uma "fotoasana" (uma foto vossa a fazer um asana!). Assim já não vou sentir tanto a vossa ausência!
Partilha no Instagram ou Facebook, mencionando @yogapuroprana
Regressamos a 4 de Setembro 2023.
Boas férias e boas práticas!
Comments