top of page
Foto do escritorYoga PuroPrana

Surya Namaskar

Atualizado: 4 de jan. de 2022



Reconhecer o Sol como um aspecto de Deus e prestar-lhe reverência remonta à pré-história. Embora popularizado, da forma como o conhecemos actualmente, por T. Krishnamacharya,

um professor de yoga indiano, curandeiro ayurvédico e estudioso, considerado o pai do yoga moderno, Surya Namaskar tem sido praticado desde a tradição védica e é o primeiro vinyasa ensinado à humanidade (vinyasa = sequência dinâmica de posições, guiada pelo fluxo respiratório rítmico e ordenado numa lógica natural: quando a posição promove a expansão da caixa torácica, dá-se a inspiração; a expiração acontece quanto a postura promove a redução desse espaço interno).

Não representa apenas uma simples prática física, pois tem inserida em si mesma uma profunda e espiritual reverência ao Astro Rei. Por esta razão, sugere -se que a sua prática seja voltada em direcção ao nascer do sol (pela manhã), voltada para o norte (ao meio dia) e voltada para o pôr do sol (ao anoitecer).⁣


Surya Namaskar serena os pensamentos devido à sincronização entre movimento e respiração e é um poderoso gerador de energia.

Ele estimula o fogo digestivo e, e também estimula o bom funcionamento das glândulas endócrinas, principalmente as adrenais e o timo, favorece a circulação sanguínea e dá força e flexibilidade ao corpo. Praticado de forma dinâmica, estimula pingala, o canal energético ou nadi do lado direito da coluna, também conhecida como nadi solar, contribuindo para a melhoria do sistema cárdio-respiratório. Praticado de forma lenta, estimula ida, a nadi lunar, do lado esquerdo, e estimula-se o desenvolvimento mental. Uma pessoa muito mental e introspectiva pode-se reequilibrar fazendo Surya Namaskar mais rápido. Uma pessoa muito activa e agitada pode-se reequilibrar praticando-o mais lentamente. Quem conhece os chakras pode visualizar a sua estimulação através da energia que percorre em ida e pingala.


Os movimentos de Surya Namaskar desobstruem os nadis, permitindo aumentar e controlar o fluxo de energia sutil no corpo e, como cada asana acentua o fluxo do prana para cima ou para baixo, os bloqueios são removidos para uma canalização construtiva dessa energia. Essa canalização é aumentada devido, sobretudo, ao desbloqueio e estimulação de Manipura Chakra, o centro energético do plexo solar, situado no centro do tronco, que é profundamente afetado pela prática, ao mesmo tempo que aumenta o fluxo de energia em pingala nadi. O plexo solar é activado por pingala, é responsável pela digestão e assimilação dos nutrientes e dele se originam uma grande quantidade de nervos, tal como raios de Sol.


Noutra perspectiva, de cariz mais espiritual, podemos considerar esta prática como uma forma de oração onde reconhecemos no Sol uma Ordem Cósmica da qual dependemos e fazemos parte, com a intenção de despertar em nós a gratidão pelas dádivas recebidas da natureza e do cosmos, em especial do Sol. Além de trabalhar o nosso corpo físico, fazendo-nos sentir mais fortes e revigorados, o elemento fogo, que no nosso corpo é designado de Agni, o fogo interno que nos rege, é o elemento transformador que trabalhamos quando praticamos a Saudação ao Sol. Para tal concepção, é útil conhecer e usar, antes de cada execução ou mentalmente em cada movimento, os mantras que fazem reverência a diferentes aspectos do Sol:

Om hram mitrāya namaḥ – saudação ao amigo de todos. Om hrim ravāye namaḥ – saudação àquele que brilha. Om hroom sūryāya namaḥ – saudação àquele que gera actividade. Om hraim bhānave namaḥ – saudação àquele que ilumina. Om hraum khagāya namaḥ – saudação àquele que se move rapidamente no céu. Om hrah puṣṇe namaḥ – saudação àquele que dá força e alimenta. Om hram hiranyagarbhāya namaḥ – saudação à fonte dourada. Om hrim mārichāye namaḥ – saudação ao senhor do entardecer. Om hroom ādityāya namaḥ – saudação ao filho de Āditi, a mãe cósmica. Om hraim sāvitre namaḥ – saudação ao poder efulgente do sol. Om hraum ārkāya namaḥ – saudação àquele que é digno de ser reverenciado. Om hrah bhāskarāya namaḥ – saudação à causa da luz.


Sequência na tradição de Sri Sri Sri Satchidananda (Swamiji)


São várias as versões de Surya Namaskar, que variam de tradição para tradição.

Na linhagem de Sri Sri Sri Satchidananda, yogui de Madras, "a primeira versão da sequência, é a mais curta. Esta variante é a mais acessível porque, a partir do fundo do tapete, leva-nos a caminhar apenas para a frente. No final de cada saudação voltamos ao ponto de partida para fazer o próximo ciclo. Se não voltarmos para o fundo do tapete, ela torna-se semelhante à prostração com que os tibetanos com sacralidade sobem a montanha.

Cabe a cada um escolher sentir as infinitas saudações ao sol no limite espacial do tapete ou, como se praticasse no espaço ilimitado do caminho que leva ao cume de sua montanha interior, vivendo-as com alegria." - Walter Ruta.



Benefícios de Surya Namaskar:

  • Melhor circulação sanguínea de todas as partes do corpo

  • Estimula e oxigena todos os órgãos internos.

  • Fortalece o pescoço, ombros, braços, pulsos, dedos, costas, estômago, cintura, abdómen, intestinos, coxas, joelhos, calcanhares e tornozelos.

  • Melhora o foco e a concentração

  • Alivia a prisão de ventre

  • Reduz a gordura, especialmente ao redor do abdómen, bacia, coxas, pescoço e queixo.


Efeitos terapêuticos:

  • Alivia vários problemas do sistema digestivo, incluindo a prisão de ventre.

  • Auxilia na eliminação de toxinas.

  • Melhora a capacidade dos pulmões.

  • Melhora o funcionamento do seu sistema endócrino.

  • Fornece boa circulação de sangue.

  • Pode melhorar problemas nos joelhos.

  • Ajuda na regulação hormonal.


Efeitos psicológicos:

  • A pessoa sente-se energizada e refrescada mentalmente e fisicamente.

  • Aumenta o foco, concentração, optimismo e autoconfiança.

  • Constrói força emocional e bem-estar.

  • Ajuda a aliviar sintomas depressivos.



Boas práticas!

Namaste

MJ

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page