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Sattva Guṇa, a qualidade energética da harmonia e plenitude


Sattva é um estado de harmonia, equilíbrio, alegria e inteligência. É o guṇa que os yoguis alcançam, que reduz rajas e tamas tornando possível, assim, a libertação da alma aos condicionamentos do ego/mente. Outras qualidades sáttvicas são deleite, felicidade, paz, bem-estar, liberdade, amor, compaixão, equanimidade, empatia, simpatia, foco, autocontrole, satisfação, confiança, realização, calma, felicidade, alegria, gratidão, destemor, altruísmo.


No sistema yóguico, o conceito de Swabhava (comportamento) serve para explicar a personalidade de alguém através do comportamento, considerando que esta é uma particularidade essencial da alma expressa na condição humana, que governa todo o nosso Karma (lei da causa e efeito), sendo uma semente raiz do nosso Dharma (deveres morais). O comportamento, tido como a expressão da personalidade, é influenciado pelos 3 guṇas, sendo que Sattva é a qualidade que traz estabilidade a Chitta (Manas - mente) de uma pessoa.



Num dos textos sagrados mais importantes da cultura hindu, o Bhagavad Guita, o Deus Krishna explica ao seu discípulo Arjuna, em pleno campo de guerra, o que significa Sattva Guṇa:

Tatra sattvaṁ nirmalatvāt prakāśhakam anāmayam sukha-saṅgena badhnāti jñāna-saṅgena chānagha – Bhagavad Gita [Capítulo 14 versículo 6]

“Entre estes, sattva guṇa, o modo da bondade, sendo mais puro que os outros, é iluminador e cheio de bem-estar. Ó impecável, isso une a alma criando apego por uma sensação de felicidade e conhecimento.”



Sattva guṇa é na verdade um estado de equilíbrio entre hiperatividade e hipoatividade. É um dos três modos/qualidades de existência. De todos os guṇas, Sattva é o mais puro e harmonioso. Ele conduz-nos ao Dharma (modo correcto de viver) e a Gyan (conhecimento/sabedoria).



Significado e Interpretação

O termo sânscrito Sattva significa pureza ou bondade, e Guṇa significa qualidade ou atributo. Portanto, Sattva guṇa é a qualidade da bondade, altruísmo, verdade, conhecimento, paz, harmonia, criatividade e positividade. É um modo de vida pacífico e significativo, simbolizado pela cor branca, a cor da paz.



Algumas limitações de Sattva guṇa

Apesar de todas estas mudanças positivas na vida de uma pessoa, este guṇa limita-nos em alguns aspectos, pois envolve a pessoa no apego à felicidade e ao conhecimento, como refere Krishna no épico Bhagavad Guita.


Embora Sattva nos torne gentis e educados, esta qualidade costuma ser mal utilizada por outras pessoas que se aproveitam do carácter bondoso e genuíno da pessoa sáttvica.



Que mudanças acontecem quando Sattva guṇa aumenta?

São vários os efeitos positivos no corpo, nas suas múltiplas dimensões. Aumentar Sattva guṇa significa atingir um estado onde a mente está estável, quieta e pacífica.


Quando Sattva é dominante, as seguintes mudanças são visíveis:

  1. Mudanças Comportamentais

A pessoa sente-se alegre, feliz e cheia de gratidão. Ganha autocontrole, age gentilmente e de forma não violenta. Tem o desejo de ser bom e prioriza o cuidado dos outros.

2. Mudanças Mentais

Esta qualidade enche a pessoa de sabedoria e maturidade.

A pessoa entende facilmente a diferença entre necessidade e desejo, acções boas e más, acções devotas e não devotas.

O indivíduo cumpre o seu dever ou trabalha com honestidade, boa vontade e compreende as implicações que as suas acções têm.

3. Mudanças Espirituais

A pessoa demonstra respeito pelos valores divinos e espirituais e presta devoção a eles.

Torna-se puro por dentro e desenvolve sensações espirituais.

Traz aspectos positivos de cada Dosha Ayurvédico equilibrado.


Aumentar este guṇa implica mudar os velhos e maus hábitos e substituí-los por novos e bons hábitos.


Na perspectiva do yoga, podemos seguir os Yamas e Niyamas (valores ético-morais do estudante/praticante de yoga) para atingir sattva guṇa de forma mais consciente e consistente.


Eis algumas sugestões que podemos adoptar diariamente para aumentar Sattva guṇa:


1. Comer alimentos sáttvicos saudáveis

Sabemos disso muito bem, a comida que ingerimos de alguma forma afecta a nossa mente, além do corpo.


Se comermos muita comida picante ou ousada, estamos muito propensos a ficar agressivos, que são características da personalidade rajásica.


Da mesma forma, quando ingerimos uma refeição pesada, como carne, ou consumimos álcool e drogas, a nossa mente fica embotada e preguiçosa. Essas qualidades definem uma pessoa com comportamentos tamásicos.


Por outro lado, se ingerirmos alimentos leves e calmantes, isso criará calma e relaxamento em nós. Uma dieta sáttvica não inclui apenas alimentos saudáveis, mas também hábitos alimentares saudáveis.


Uma dieta sáttvica inclui comida que dê a sensação que estamos a ingerir alimentos puros, limpos, saudáveis e nutritivos, com a menor intervenção humana possível e que se aproxima da forma pura oferecida naturalmente pela Natureza. Por exemplo, vegetais, frutas, grãos (alimentos que podemos oferecer a Deus).



Podemos incluir ervas digestivas como gengibre, cardamomo, sementes de aipo, sementes de funcho, anis estrelado, etc., para uma melhor digestão.


A comida sáttvica sempre obedece à regra de Ahimsa (a não-violência), o que significa que a fonte do seu alimento não deve sofrer danos, especialmente aos seres vivos. Por esse motivo, é uma dieta que se afasta de alimentos não vegetarianos.



2. Mantenha a higiene adequada

Quando nós e o ambiente em que nos encontramos estão limpos, recebemos vibrações positivas. Portanto, para aumentar o Sattva, é importante manter o nosso corpo (por dentro e por fora), assim como o nosso ambiente, o mais limpo possível.



Inclua, na sua higiene pessoal, limpezas e purificações internas e externas, use roupas limpas e mantenha o ambiente arrumado.


A medicina Ayurveda preconiza uma série de rotinas diárias fundamentais para manter uma higiene adequada que denomina de Dinacharya - conjunto de recomendações dadas pelos textos clássicos de Ayurveda para obter mais saúde e longevidade.



3. Certifique-se de equilibrar trabalho e lazer

Se você é um workaholic, essa é a qualidade de uma pessoa rajásica. A lentidão e preguiça em contexto de trabalho revelam qualidades de uma pessoa tamásica. Deve haver um equilíbrio entre estes dois estados.


Por outro lado, os nossos sentidos desempenham um papel vital na nossa forma de ser e estar. Tudo o que vemos, ouvimos ou lemos tem um impacto profundo na mente e no comportamento.


Portanto, em vez de assistir a programas de TV agressivos ou de terror, jogar jogos violentos e ler histórias intensas, opte por entretenimento que crie risos, amor e paz no coração. Este será um complemento ao seu Sattva guṇa.



4. A nossa "empresa" é importante

Devemos estar sempre atentos às pessoas com quem passamos o nosso tempo, pois a companhia de uma pessoa positiva pode-nos elevar, enquanto a companhia de uma pessoa negativa pode-nos derrubar. Os nossos relacionamentos têm muita influência no nosso comportamento.

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és - provérbio popular


Então, sempre que sentir que sua "empresa" (conjunto de relacionamentos que moldam o comportamento) não o está a deixar crescer ou está a torná-lo impaciente e agressivo, é hora de cortar relações. Prefira passar o seu tempo com alguém criativo e amante da paz.



5. Evite o trabalho nocturno e acorde cedo

Acordar cedo é um bom hábito que nos mantém calmo e despertos durante o dia. Obviamente que, para acordar cedo, precisa dormir cedo. Originalmente, não fomos obrigados a trabalhar durante a noite. Então, para manter o equilíbrio, durma cedo e levante cedo.


De acordo com as práticas Ayurvédicas, a melhor hora para acordar é a hora de Brahma Muhurta, entre 3h30 e 6h, dependendo do nascer do sol, uma vez que é neste intervalo de tempo que certas mudanças fisiológicas acontecem no organismo humano. Brahma Muhurta é o tempo antes de uma hora e meia do nascer do sol, com termino 48 minutos após o nascer do sol. Acordar neste horário traz uma grande mudança no comportamento, pois estabiliza o humor e induz-nos a um estado de calma. Isso aumentará gradualmente o seu Sattva guṇa.



6. Passe algum tempo com a natureza

No Srimad Bhagavatam, Shri Krishna diz:

Vanam tu sāttviko vaso - “A residência na floresta está em Sattva.” – [Srimad Bhagavatam 11.25.25 Primeira linha]

No cenário actual é quase impossível viver na floresta. No entanto, com esta afirmação, Krishna não diz para nos mudarmos para as florestas, mas sim que é fundamental passar tempo com a natureza, pois ela aumenta gradualmente Sattva guṇa.


Inversamente, viver longe da natureza aumenta Rajas e Tamas guṇa. Quando passamos tempo com a nossa mãe natureza, estamos longe de toda a onda da tecnologia e isso ajuda a conectar com a nossa essência natural e a expandir a autoconsciência. Para além de que, a terra tem a capacidade de absorver a carga electro magnética negativa dos nossos corpos, recarregando-o com carga positiva.


Portanto, faça uma pausa na correria diária e dedique um tempo à natureza, para acalmar e nutrir o seu corpo astral. Faça uma caminhada, abrace uma árvore, deite no chão, ande descalço, faça jardinagem, contemple a beleza natural, etc.



7. Meditação

“Quando a consciência se torna clara e os sentidos são desligados da matéria, a pessoa experimenta destemor dentro do corpo material e desapego da mente material. Deve entender que esta situação é o poder do Sattva Guna (modo da bondade), no qual se tem a oportunidade de realizar-Me (Senhor Shri Krishna).”- [Srimad Bhagavatam 11.25.16]

A meditação traz uma sensação de desapego do mundo materialista. Isso limpa a nossa consciência. Sempre que meditamos, estamos longe de todas as ilusões do mundo físico e perto do nosso verdadeiro eu. Isso ajuda-nos a limpar a mente e a sentir a consciência ou Chitta.


Se incluir a meditação à sua rotina diária, verá mudanças significativas na sua forma de sentir, de estar e de ser. Pode incluir, também, práticas de Asanas, Pranayama, Mudras e outros exercícios de yoga na sua rotina diária. Isso vai ajudar a meditar e a aprofundar a consciência, pois todas as práticas de yoga foram desenvolvidas para criar sattva na mente e no corpo. Consequentemente, aumentará Sattva guṇa.



8. Pratique Bhakti Yoga

Bhakti Yoga é uma prática devocional, uma oferenda divina à alma suprema/última sem qualquer desejo pelo resultado. É o caminho da devoção a sattva (pureza). Neste caminho, devotamo-nos a uma vida de pureza. Ao dedicar-se a uma vida de pureza, purifica-se a si próprio e alcança-se a Auto-realização.


Mad-arpaṇaṁ niṣphalaṁ vā sāttvikaṁ nija-karma tat - “O trabalho realizado como uma oferenda a Mim (Sri Krishna/Deus), sem consideração do fruto, é considerado sattva guna.” - [Srimad Bhagavatam 11.25.23]

Praticar Bhakti Yoga traz simplicidade e espiritualidade à nossa existência. Isso deixa-nos calmos e tranquilos. Além disso, eleva a consciência a um nível superior.


A devoção e as suas práticas são por vezes difíceis de definir. Dedicar-se significa entregar-se a algo ou a alguém para além de si próprio. Por exemplo, uma mãe é devotada ao seu filho. A mãe rende-se à retidão exigida à maternidade. Desta forma, há uma rendição à pureza do altruísmo. Outra faceta do Bhakti Yoga é a capacidade de “seguir” algo ou alguém. Decide-se, com base em certos fundamentos e não na fé cega. Escolher o que deve seguir não é simplesmente seguir mecanicamente algo ou alguém, mas sim seguir o que é sáttvico (puro) na natureza. Significa encontrar um modelo que siga um sistema puro e seguir esse sistema com curiosidade e consciência.




Conclusão

De acordo com a escola filosófica Samakhya, ninguém é puramente sáttvico. Todos apresentam pelo menos uma característica de Rajas ou Tamas guṇa. O comportamento de alguém é a mistura dos 3 guṇas, que varia de acordo com o guṇa predominante.


No entanto, ninguém nasceu com Sattva, Rajas ou Tamas dominantes. É através daquilo que fazemos, do comportamento resultante da nossa percepção da realidade/natureza das coisas, que nos tornamos predominantemente Sáttvicos, Rajásicos ou Tamásicos. Consequentemente, ao mudar e melhorar as nossas acções/comportamentos, que podemos obter o domínio de Sattva.



Hari Om tat sat

(assim seja)

MJ

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