top of page
Foto do escritorYoga PuroPrana

Rotinas matinais de limpeza e purificação - limpeza nasal

O Jala neti é uma prática tradicional Ayurvédica e yogui, que limpa os canais nasais através da sua irrigação, eliminando nas passagens e seios nasais o excesso de muco, toxinas e detritos que aí se vão acumulando ao longo do tempo. Uma prática que ajuda na prevenção e na gestão de doenças do trato respiratório superior, segundo vários estudos, que apoiam o papel do Jala neti no tratamento de sinusite, rinossinusite, condições alérgicas, desobstipação, na melhoria da visão e com efeitos associados positivos ao nível da mente.


A palavra Jala em sânscrito, significa “água” e Neti “guiar”. Portanto, Jala neti significa guiar a água através das passagens nasais para purificá-las. O nariz é o “ar condicionado” do corpo. Uma das muitas funções do nariz é regular a temperatura e a humidade do ar que entra.

Na medicina Ayurveda, o olfato é um dos 5 sentidos (Tanmatra) e um mecanismo importante para absorvermos os aspectos do nosso ambiente. Está relacionado com o elemento terra [prithvi] e esta passagem vital de energia prânica é desobstruida e limpa com a prática do Jala neti, melhorando a forma como captamos a experiência da vida por esse sentido.

A primeira barreira do nosso corpo físico, depois da pele, é o trajecto aéreo nasal e os cílios que o constituem funcionam como filtros, retendo as impurezas que entram no nariz através da respiração e, ao mesmo tempo, limpando a mucosa nasal. Devido à acção dos cílios nasais, o muco, que cobre as células epiteliais, move-se de forma contínua desde o vestíbulo nasal até à faringe, onde é engolido de forma inconsciente. Mais de 90% das partículas contidas no ar respirado ficam retidas no muco que é renovado constantemente. A maior parte das doenças das vias respiratórias superiores alteram a função do muco ciliar, seja pela actividade dos cílios nasais ou pelas alterações nas propriedades do muco, resultando na acumulação de contaminantes, alérgenos e bactérias. Isto causa obstrução nasal, inflamação e infecção. Os cílios são geralmente limpos pela respiração normal e ao assoar o nariz mas, às vezes, devido a uma acumulação gradual de detritos, o nariz pode ficar entupido. Toda a passagem nasal da ponta do nariz à garganta é coberta por uma camada de muco. Esse muco é secretado de dentro do revestimento mucoso, e a sua função é capturar partículas e bactérias estranhas. O muco sujo é geralmente expelido ao assoar, tossir ou deglutir. Numa situação normal, os cílios são limpos pela respiração e ao assoar o nariz. COMO FAZER A LAVAGEM NASAL?

O Jala neti é uma técnica praticada com uma lota cheia de água salina morna. O sal, de preferência sal de rocha, é dissolvido em água morna, anteriormente fervida, e colocado numa lota¹. A quantidade exacta de sal não é mencionada em nenhum texto tradicional. A experiência prática aponta para cerca de 1 colher de chá de sal para 250 ml de água, anteriormente fervida. A cabeça é inclinada para a frente e para o lado e a solução é derramada numa narina e deixada sair pela outra.

Idealmente, o jala neti é praticado de manhã antes dos asanas (posturas de yoga) e do pranayama (técnicas de respiração).


Aqueles que sofrem de sangramento nasal crónico, infecções de ouvido e desvio do septo nasal devem ter cuidado e devem pedir orientação de um terapeuta na utilização do Jala Neti. O Jala neti pode ser usado como uma abordagem preventiva e de tratamento. Tem, assim, benefícios tão profundos para o nosso bem-estar físico, mental, emocional e espiritual, que deve fazer parte da rotina diária da manhã (Dinacharya)².


 

¹ Lota – em sânscrito apelidado de Neti, representa um objeto cerâmico em forma de cafeteira cujo bocal é desenhado por forma a caber no orifício nasal

² As rotinas cobertas pelo dinacharya incluem: eliminação, higiene, auto massagem, exercício, banho, meditação, refeições, estudo, trabalho, relaxamento, sono e conduta.


159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page