O equinócio assinala o adeus ao verão e as boas-vindas ao outono e inverno. As noites começam a ficar mais longas, a natureza começa a vestir-se de castanhos, vermelhos e amarelos, o chão cobre-se com mantos de folhas secas, o sol põe-se mais cedo e calor começa, lentamente, a dar lugar a temperaturas mais frescas. A medicina Ayurveda descreve o equinócio como Ritusandhi, a junção de duas estações, o qual assinala também o início da estação VATA, ventosa, fresca e seca, que exige de nós um reajuste adequado para nos mantermos saudáveis, energizados e rejuvenescidos, evitando, desta forma, os caprichos da estação, propícia a doenças e inflamações.
Este é um bom momento para começar a preparar o corpo e a mente para a transição sazonal e reforçar a imunidade contra as inflamações e doenças virais que começam a circular nesta altura do ano.
Durante a estação vata, que coincide com o equinócio de Outono e se prolonga até início do Inverno, os elementos ar e éter começam a dominar a natureza, juntamente com as qualidades que transportam – frio, seco, áspero, quebradiço, inquieto, em movimento, mutação e transformação, que em breve notaremos tanto na brisa de outono como em nós próprios, pois estes factores ambientais influenciam o sistema humano, aumentando as mesmas qualidades nas nossas mentes e corpos. As qualidades leves, ásperas, frias e secas esgotam o sistema, diminuindo a nossa imunidade e resistência às doenças. É por isso que o início do outono e do inverno pode desencadear muitos desequilíbrios sazonais, como alergias, constipações, fadiga e sensibilidades digestivas. Para equilibrar esta tendência natural, precisamos de uma adição saudável dos elementos terra e água (kapha dosha) à nossa rotina diária, daí a importância em incorporar alimentos e remédios quentes e nutritivos, para evitar doenças e outros problemas à medida que o outono avança.
Quando a qualidade vata está em equilíbrio, há leveza, clareza, vitalidade, entusiasmo e actividade. O vata agravado pode manifestar-se com insónia, obstipação, ansiedade, falta de foco, esquecimento, hiperatividade, aumento da pele seca e áspera, secagem de muco, dores de ouvido, sensibilidade ao frio e inflamação.
Práticas e rotinas adequadas à estação Vata
O equinócio de outono é um apelo à meditação e à reflexão, à medida que os animais hibernam e as folhas caem para se renovarem. É fundamental manter o equilíbrio e a homeostase procurando fazer as melhores escolhas relativamente ao estilo de vida.
Comece por abrandar e a aprofundar-se física e espiritualmente.
Dieta
O princípio básico ayurvédico diz para comer sazonalmente. Para manter o vata sob controlo, coma frutas e legumes que sejam doces, nutritivos e densos, como raízes, batata doce, abóbora, pêssego e tomate. Os alimentos precisam de ser quentes, húmidos e firmes. Este é também um bom momento para ingerir hidratos de carbono um pouco mais pesados, por isso as batatas assadas estão na moda! Também pode comer bananas, abacates e maçãs em tartes e molhos.
Algumas dicas adicionais incluem:
Evite comer vegetais crus nesta altura do ano. Em vez disso, cozinhe a vapor, salteie ou asse.
Utilize manteiga clarificada na culinária durante estes meses. É uma gordura boa que nutre e oleia os órgãos internos. Pode usá-lo para saltear legumes e temperos ou para adicionar a sopas.
Evite alimentos secos, frios, arejados e congelados, como cereais frios, bolachas, alcachofras, couves-de-bruxelas, couves, cogumelos, couve-flor e couve-rábano.
Os alimentos devem ser doces, azedos ou salgados. Evite alimentos com sabor amargo, picante ou adstringente nesta altura do ano.
Nozes como amêndoas, nozes e avelãs pacificam o vata, especialmente se demolhadas. Pode também comer pinhão, caju, pistácio, coco e castanha do Pará, entre outros.
Legumes como a cenoura, a curgete, o quiabo, a abóbora, a cabaça e o alho-francês podem ajudar a equilibrar o vata.
Grãos como o arroz, o trigo e a aveia também podem ser consumidos.
O arroz e as lentilhas podem ser fervidos para fazer uma refeição muito calmante e leve para o estômago. Coza o arroz e adicione um pouco de sal e ghee. Coma com feijão mungo cozido e lentilhas.
Especiarias quentes como açafrão, canela, alho, hortelã, cominhos, gengibre, louro, manjerona, noz-moscada e açafrão são ideais para pacificar o vata. Até mesmo condimentos como cebolinho, caldos e mostarda são bons nesta estação.
Para os chás, opte por feno-grego, raiz de gengibre, alcaçuz, hortelã-pimenta, zimbro ou erva-príncipe.
Ervas como ashwagandha, shatavari, triphala e vidari são doces e calmantes.
Práticas
Siga uma rotina rígida no que diz respeito ao seu ciclo de sono para manter o vata em equilíbrio. É importante dormir à mesma hora todas as noites.
Limite o uso de estimulantes como a cafeína.
Tome um banho quente antes de sair para o trabalho ou de se preparar para o dia.
Pratique rituais que ajudem a centrar, enraizar e harmonizar, tais como escrita em registos diários, yoga, meditação, trabalho respiratório (pratique pranayamas calmantes e de enraizamento como ujjayi ou respiração alternada pelas narinas), pois a mente tende a ficar inquieta e um pouco confusa nesta altura do ano.
Acima de tudo, reserve algum tempo para cuidar de si nesta época de Vata, ungindo o seu corpo com óleo. Em sânscrito, a palavra sneha significa “óleo” e “amor”. Isso diz muito! Aplicar óleo no corpo fortalece e relaxa, além de proporcionar estabilidade e calor, pois o óleo ajuda a mobilizar as toxinas dos tecidos, ao mesmo tempo que acalma o sistema nervoso, para que o corpo possa passar das funções de combate ao stress para as funções de rejuvenescimento. Quando o sistema nervoso está em repouso, as células podem reparar-se, trazendo a cura ao corpo e à mente. Massaje o corpo com óleo orgânico após o banho. Durante a época Vata, escolha óleo de mostarda biológico, sésamo, rícino ou abacate.
Ao criar uma rotina diária de equilíbrio que nutra a sua mente, corpo e espírito, sentir-se-á mais energizado e centrado nos próximos meses.
Namaste!
MJ
コメント