Dependendo do seu movimento, função e direcção, o corpo energético (prānamaya kosha) é principalmente composto por cinco vāyus ou tipos de prana, conhecidos colectivamente como pancha: prāṇa, apāna, samāna, udāna e vyāna.
Estes cinco vāyus (“vāyu” significa “vento”) governam diferentes áreas corporais e actividades físicas e subtis. Movem-se através dele de forma ondulatória e podem estar relacionados com o campo eletromagnético, onde a energia está em movimento constante. Quando funcionam harmoniosamente, garantem saúde, vitalidade e integridade no corpo, mente e estados emocionais.
1. O que são prana vayus?
É a movimentação da energia prânica através do corpo. Sem estes movimentos energéticos não seria possível manter o corpo físico em funcionamento, pois todas as acções e funções fisiológicas e psico-emocionais dependem do movimento da energia. Matéria sem energia não é possível manter e expressar. A vida apenas existe porque há energia que a movimenta, que lhe dá propósito.
O Prana, a energia criadora universal, é também designada de Maha Prana ou o Grande Prana. Mas é, igualmente, a energia que circula pelo corpo e regula todas as suas funções.
No organismo, o Prana é percebido de formas diferentes, cada uma com sua função e área de acção no corpo. Estas diferentes correntes de energia são chamadas de vāyus, ou ventos. Uma vez que cada um dos Prana vāyus governa determinadas funções vitais no corpo, há uma relação directa entre bloqueios de energia nestes vāyus e doenças físicas.
Uma prática completa de āsana deve trabalhar os cinco vāyus: prāṇa, vyāna, samāna, udāna e apāna. De uma forma resumida, podemos dizer que o prāṇa regula a absorção de substâncias, o apāna regula sua digestão, o vyāna a circulação, o udāna a libertação da energia positiva dessas substâncias, e o apāna a eliminação dos resíduos que elas possam deixar.
Pense no corpo como se fosse uma máquina: o prāṇa absorve o combustível; samāna transforma o combustível em energia; vyāna faz circular essa energia para os sectores da máquina que estiverem a trabalhar; apāna liberta os detritos; udāna gere a energia positiva criada no processo e determina o trabalho que a máquina está capacitada para fazer.
A chave para a saúde e o bem-estar é manter os cinco vāyus em harmonia. Quando um deles está em desequilíbirio, os outros tendem a entrar em desequilíbrio também, já que estão todos interligados.
De modo geral, prāṇa e udāna trabalham juntos, opondo-se a apana como forças de assimilação e energização que se opõem à força de eliminação. Da mesma forma, vyāna e samāna são opostos como forças de expansão e contracção.
Para conhecer em pormenor as acções de cada um destes vāyus, segue uma explicação mais detalhada.
2. Os 5 vayus
Prāna
Move-se entre a garganta e o diafragma e controla a respiração, os batimentos cardíacos, a circulação e a fala.
É a força vital centrada no coração, peito e pulmões, e, por extensão, no nariz e boca, na sua função respiratória.
É responsável por trazer a força da vida até o corpo, através da inalação, e também pelo funcionamento do coração e dos pulmões.
Está associado, ainda, ao movimento ascendente da energia, com a inalação, e com o nível de energia total no corpo.
A sua cor é o dourado, e os elementos são o fogo e o ar.
O desequilíbrio em prāna vāyu está relacionado com problemas que afectam o nosso instinto de sobrevivência, como problemas associados ao coração e pulmões. A constrição deste movimento energético é evidente em doenças como a da artéria coronária. Uma quantidade reduzida de prāna vāyu também é um factor determinante quando há letargia, pouca energia ou problemas como a síndrome da fadiga crónica.
Pela associação ao coração, o ar é o elemento que lhe é correspondente, cujo objectivo é absorver a energia para dentro do organismo, através da inalação, ingestão ou assimilação, seja ela física, ou energética (inclui o que come, bebe, pensa, sente e também as percepções ambientais e mentais).
Apāna
Move-se no tronco, na zona abaixo do umbigo, em especial na cintura pélvica, e controla a exalação, todos os movimentos de eliminação, menstruação, nascimento, ejaculação e secreção intestinal e urinária. Também está relacionado com o sistema reprodutor.
A sua cor é amarelada e os seus elementos são a terra e a água.
É um movimento energético pesado por natureza e, por isso, responsável por movimentos descendentes.
O seu desequilíbrio pode ocasionar problemas intestinais e sexuais. O equilíbrio de apāna vāyu é essencial para os processos de eliminação, menstruação e parto saudáveis. É vivenciado como um movimento fluído e bem profundo, potenciado pela exalação centrada na zona abdominal/intestinos.
É a movimentação que purifica, pois a sua função é "limpar" o corpo como um todo, por isso está ligado mais objectivamente as funções dos órgãos excretores (eliminação de urina, suor, lágrimas, sémen, dióxido de carbono, menstruação, parto). Como elimina as toxinas celulares, este vāyu também cuida do sistema imunitário.
Na dimensão emocional do nosso ser energético, apāna vāyu é responsável pela expurgação de emoções negativas que afectam o corpo e a mente. Como a sua área de acção é na zona da bacia, há uma tendência de acumulação de energia emocional nesta área, quando se verificam desequilíbrios neste movimento energético.
Udāna
Move-se entre a garganta e o topo da cabeça, controlando os órgãos localizados nesta região como olhos, nariz, ouvidos e cérebro. Todos os receptores sensoriais são activados por este vāyu, que rege o acto de tossir, engasgar, soluçar e engolir.
É descrita como uma energia circular que se move em sentido horário. Ela permite o pensamento, a comunicação, o canto e a produção de sons. Udāna está relacionada ao funcionamento dos sentidos, incluindo a audição, a visão e o olfacto. Também é responsável pela deglutição dos alimentos.
Udāna Vāyu leva a energia da base da espinha dorsal até o cérebro. É visto como a porta de entrada para estados mais elevados de consciência.
A sua cor é o verde-azulado e o seu elemento principal é o ar e éter, daí que promove a movimentação de energia que capacita o ser a relacionar-se com o ambiente externo como um todo.
Um bloqueio nesta área está relacionado à inabilidade de comunicação, dificuldade de atingir estados mais elevados de consciência durante a meditação e problemas na área da garganta, como o hipotireoidismo. Um desequilíbrio em Udāna também poderá estar relacionado a problemas de voz, visão, audição, paladar, olfacto, deglutinação, energia mental, sistema nervoso.
No corpo energético, o movimento de Udāna é ascendente, em direção à cabeça, activando todos os receptores sensoriais e permitindo os processos de fala e expressão, o crescimento, o esforço e o entusiasmo. O pensamento e a consciência do mundo exterior seriam impossíveis sem ele. Udāna Vāyu direciona-nos a evoluir como um todo e a conectarmo-nos com o que existe entre nós e o Divino, através da energia prânica.
Samāna
Move-se entre o coração e o umbigo, na área abdominal, e controla o sistema digestivo e todo tipo de assimilação e é associado à manutenção do funcionamento equilibrado dos órgãos abdominais. Actua na harmonia entre Prāna e Apāna e auxilia o coração e o sistema circulatório. Também governa o discernimento e a autoconsolidação. É uma energia que se movimenta no sentido de nos erguer e capacitar para os desafios e conquistas diárias.
Samāna é o local-sede de Agni, o fogo digestivo, daí que os seus elementos predominantes são o fogo e a água. Este último confere a Samāna um aspecto leve e refrescante, que mantém o fogo em equilíbrio e propicia um meio para a assimilação de nutrientes. A sua cor é o branco.
Samāna Vāyu está relacionado com a palavra sama, que significa mesmo ou, neste contexto, equilíbrio. É, portanto, o ponto de equilíbrio entre Prāna e Apāna, actuando em harmonia entre estes dois Vāyus. Também mantém o equilíbrio da digestão e da assimilação de nutrientes. Um bloqueio nesta área resulta na redução de aporte nutricional para o corpo e um desequilíbrio nos órgãos digestivos, como o fígado, o estômago, o baço e o pâncreas.
O seu movimento é para dentro, em direcção do abdómen, quando exalamos, mas, sobretudo, é a força que se move circularmente, da periferia para o centro.
Vyāna
Move-se por todo o corpo levando Prāna para todas as células do corpo. Actua sobre a circulação, pensamentos, músculos e articulações. Este vāyu é responsável pelos movimentos do corpo, pela coordenação motora e pela habilidade de manter a postura erecta – fundamental à meditação.
Permeia todo o corpo e é especialmente activo nos membros. Está associado ao sistema nervoso e, principalmente, a estados de actividade/inactividade mediados pelo sistema nervoso autónomo (simpático/parassimpático). É, também, responsável pela acção muscular das extremidades.
Regula a circulação como um todo, inclusive dos outros Prāna Vāyus. No sistema físico, relaciona-se com os nervos, artérias e a distribuição de calor e energia através do corpo. No sistema sutil, relaciona-se com os "nadis"(canais sutis por onde circula a energia prânica). Resumidamente, a sua função é levar calor, energia, nutrientes e oxigénio para todas as células do corpo, em especial as das extremidades.
Vyāna Vāyu distribui a energia proveniente da alimentação e da respiração para as artérias, veias e nervos e, tal como Samāna, regula o equilíbrio entre Prāna e Apāna.
Está associado à cor azul celeste e o seu elemento é o éter.
O movimento deste Prāna Vāyu é para dentro, em direção ao centro do corpo, na inalação, e para fora, em direção às extremidades, na exalação. Mas é, sobretudo, uma força que se move circularmente do centro para a periferia e extremidades do corpo.
3. Prana e estilo de vida
O estilo de vida tem um impacto profundo no corpo energético e nos Prāna Vāyus. As actividades físicas, como exercício, trabalho, sono, ingestão de alimentos e relações sexuais, afectam a distribuição e o fluxo de energia no corpo. Faculdades da mente, como emoção, pensamento e imaginação, afectam ainda mais o corpo prânico.
Irregularidades no estilo de vida, indiscrições alimentares e stress esgotam e obstruem o fluxo prânico, resultando numa drenagem de energia. O esgotamento da energia num determinado Vāyu leva à desvitalização dos órgãos e membros que ele governa e, consequentemente, ao desequilíbrio do corpo físico, princípio de doença ou disfunção metabólica.
As técnicas de prānayama (controlo da respiração) podem reverter esse processo, energizando e equilibrando os diferentes Prāna Vāyus do corpo energético ou Pranamaya Kosha, após a execução dos āsana (posturas e exercícios de yoga).
Comments