top of page
Foto do escritorYoga PuroPrana

Navaratri - a celebração da energia feminina

Atualizado: 17 de abr. de 2024


Navaratri (नवरात्रि) significa literalmente "nove noites"; Nove (Nava), Noites (Rātri), dedicadas à Deusa ou Devī, em sânscrito, celebrada duas vezes por ano. Estas nove noites são contadas a partir da primeira lua nova após o equinócio de outono (Sharad Navratri) e após o equinócio de Primavera (Chaitra Navratri), sendo os primeiros nove dias do ciclo lunar considerados femininos. Esta cultura tem as suas raízes em observações profundas do sistema humano e sua relação com a Terra, a Lua, o Sol e diferentes aspectos do Divino.


Apesar de se celebrar apenas duas vezes por ano, todos os meses, após a lua nova (Amavasya), os primeiros nove dias são considerados femininos, durante os quais Shakti (a energia feminina) é honrada. Portanto, todos os meses, um quarto do ciclo lunar, de 28 dias, a mesma duração do ciclo feminino reprodutivo, é dedicado à energia criadora, mostrando como esta cultura continua tão ligada aos ciclos naturais.


Amavasya, a fase da lua nova, e os três dias seguintes, corresponde ao período em que a mulher menstrua. É uma fase letárgica, de inércia, durante a qual a mulher deve repousar, nutrir-se, reduzir ao máximo a actividade física. A disposição, humor e motivação da mulher estão mais em baixo. Nessa fase a mulher tende a ficar mais racional e lógica. É a época ideal para pensar a respeito daquilo que incomoda e encontrar soluções para essas situações. Na comparação com arquétipos, esta é a fase da Anciã que cultiva o que mais importa de acordo com a sabedoria interior, deixando que sua intuição esteja mais evidente. Nas antigas tradições, este é um período com potencial para focar no autoconhecimento e meditar sobre sentimentos e emoções, bem como reflectir sobre o rumo da nossa vida.


O estado de inércia vai transmutando para o estado de acção, à medida que a lua começa a surgir no céu iluminada gradualmente pelo sol. Esta fase é associada à primavera e ao arquétipo da Donzela, a mulher jovem, ressignificando optimismo, novas ideias e novos começos. No ciclo menstrual feminino, corresponde à fase folicular ou fértil, com a retomada da energia e o aumento da taxa hormonal, com tendência para maior disposição, abertura, vitalidade, criatividade, função mental mais aguçada e maior produtividade. Qualidades que vão crescendo à medida que a lua se vai aproximando da fase cheia (Pournami). As reflexões e projectos estabelecidos durante a fase de lua nova ganham impulso, de modo que as intenções têm potencial de se transformar em acções.


Existem razões espirituais, naturais e mitológicas pelas quais os hindus celebram o Navratri durante nove dias, duas vezes por ano:

  • Os Navratris são celebrados na conjuntura das mudanças sazonais; uma no início do verão e outra no início do inverno, momentos do ciclo natural em que a Mãe Natureza passa por uma grande mudança, celebrada através dos Navratris, honrando a Deusa Mãe Durga, que representa a Energia Suprema do Universo, a energia feminina - Shakti, que é uma personificação da própria Natureza.

  • Ficamos nove meses no ventre da nossa mãe antes de nascermos e nestes nove dias de festividades voltamos à nossa fonte, conectando com a nossa essência e honrando a Mãe, que é o nosso primeiro Guru, que nos guia no caminho da vida, provedora de alimento e protecção.



Durga Devi (a deusa guerreira que representa o princípio feminino activo) é a energia que impulsiona o trabalho de criação, preservação e destruição. O significado de Durga é "aquele que remove misérias". A devoção à Deusa Durga tem como propósito a remoção da miséria na vida dos seus devotos, preenchendo-a de felicidade, alegria e prosperidade. Na mitologia hindu, acredita-se que o Rei Rama iniciou a tradição de celebrar o Navratri pouco antes do inverno, quando realizou Durga Puja (um ritual de adoração à Deusa Durga) antes de partir para a grande batalha em SriLanka, de onde retornou vitorioso, após a derrota de um grande demónio.


Durga e Kali


O Navratri é, no fundo, um grande e auspicioso festival que celebra as representações divinas da energia feminina nas suas muitas formas (Devī), abrangendo inúmeras qualidades e características. Algumas delas são muito gentis e maravilhosas. Outras são ferozes, terríveis ou horripilantes.


As festividades incluem meditação, pujas (rituais religiosos), jejum, silêncio, satsang (sânscrito sat = verdade, sanga = companhia; traduzido como "Encontro com a Verdade", vem das tradições orientais e geralmente é utilizado em referência a sentar-se junto a um mestre iluminado para ouvir a verdade universal), danças, em celebração e homenagem à Mãe Divina, a toda a sua criação e a todas as formas de vida.


Kali Puja (ritual religioso)


Garba (dança tradicional do Navratri)


Durante o festival, cada uma das nove noites é representada por uma manifestação diferente de Durga, a Deusa guerreira que personifica śakti (energia feminina divina), a saber:

  • 1º dia: Maa Shailaputri, a filha dos Himalaias, na forma da Deusa Parvati, esposa de Shiva. É considerada uma das formas mais poderosas da energia feminina e aparece representada montando um touro chamado Nandi, carregando um tridente e um lótus. Ela é conhecida por suas muitas glórias.

  • 2º dia: Devi Brahmacharini, a filha do rei das montanhas, na forma da Deusa Parvati, a consorte de Shiva. Bhramacharini é o símbolo de imenso sacrifício, penitência, solidão, pureza. A sua energia é evocada para que ela traga paz, prosperidade, felicidade e força para manter o foco.

  • 3º dia: Devi Chandraghanta, a forma feminina de Shiva. Acredita-se que ao receber suas bênçãos, ela pode eliminar todos os pecados, sofrimentos e vibrações negativas da vida de seus devotos.

  • 4º dia: Maa Kushmanda, a Deusa do ovo cósmico. Diz-se que ela criou o mundo com seu sorriso divino e radiante. Maa Kushmanda governa o Sol, e os devotos adoram-na por os livrar de doenças.

  • 5º dia: Maa Skandamata, também chamada de deusa do fogo, é conhecida por abençoar seus devotos com poder, prosperidade e salvação.

  • 6º dia: Maa Katyayani, a Deusa Parvati tomou esta forma para matar o demónio Mahishasura. Esta forma é considerada bastante violenta e, portanto, Maa Katyayani também é conhecida como a deusa guerreira.

  • 7º dia: Maa Kaalratri, é uma das formas temíveis da Deusa Mãe. Acredita-se que ela torna seus devotos destemidos e proporciona-lhes resultados auspiciosos.

  • 8º dia: Maa Mahagauri, tem o poder de satisfazer todos os desejos de seus devotos. Aquele que adora a deusa, obtém alívio de todos os sofrimentos da vida. Bela e radiante, a sua aparência é dourada e iluminadora, limpando as forças e pensamentos negativos de seus devotos e oferecendo sua graça divina sobre eles.

  • 9º dia: Maa Siddhidatri, O significado de seu nome é o seguinte: Siddhi significa poder sobrenatural ou habilidade meditativa, e Dhatri significa doador ou concessor. Ela possui oito poderes sobrenaturais, ou os siddhis (Anima, Mahima, Garima, Laghima, Prapti, Prakambya, Ishitva and Vashitva)



No entanto, podemos resumir estas deidades referindo que Navratri homenageia os três aspectos essenciais da Deusa Mãe Suprema Durga na forma de Kali, Lakshmi e Saraswati:

  • Nos primeiros três dias, a Deusa é adorada na forma de Kali, que é a destruidora de todas as nossas impurezas.

  • Nos próximos três dias, a Deusa Mãe é adorada na forma de Lakshmi, que é considerada a doadora de riquezas inesgotáveis.

  • Nos últimos três dias, a Deusa é adorada na forma de Saraswati, a doadora de conhecimento e sabedoria.



Falar de “feminino” ou “masculino”, não significa falar de género, mas sim das qualidades básicas da existência, as polaridades. O mundo físico só pode existir entre polaridades – dia e noite, escuridão e luz, masculino e feminino. Trazer conscientemente o feminino para a sua casa, cultura e práticas do dia-a-dia é muito importante, particularmente na cultura indiana, que criou toda uma série de processos, rituais e muitas outras formas de celebrar e honrar a energia feminina.


Um dos mais importantes rituais é o jejum que é levado a cabo ao longo destes nove dias. Os hindus consideram que quando há comida no estômago a mente dispersa e agita-se e perdemos a capacidade de concentração e canalização da energia criativa e intuitiva. Mas se o corpo estiver em jejum, a mente ficará muito consciente, para além de trazer um certo nível de purificação ao corpo. Quando chegar ao nono dia, ela estará superconsciente!


Na formação de um ser humano, o mais importante é que ele floresça em todo o seu potencial como vida. Esses nove dias são sobre isso e o décimo dia é Vijayadashami, que significa o dia da vitória, o dia em que o ser humano floresce! O Navaratri tem, por isso, um significado espiritual. Ele representa as três fases da jornada espiritual de um indivíduo:

  • Auto-purificação - ou erradicação das tendências negativas de nossas mentes e corações. Durante os primeiros três dias, a Deusa Mãe é adorada na sua forma poderosa, destrutiva e aterrorizante de Kali-Durga. Pessoas oram a mãe, pedindo-lhe para usar seu poder destrutivo para destruir todas as imperfeições e falhas e purificá-los o suficiente para se tornar um receptáculo de sua energia divina.

  • Auto-transformação - Após a auto-purificação, os próximos três dias de Navratri são devotados a adorar a Deusa em sua forma que confere prosperidade como Mahalakshmi. A Deusa Mahalakshmi não apenas confere prosperidade material, mas também concede qualidades que um buscador espiritual sincero requer, a saber, calma, paz, equanimidade, compaixão e amor. Ao evocá-la e adorá-la, o devoto começa a desenvolver atributos positivos e a experimentar prosperidade interior, paz e felicidade.

  • Auto-realização - Durante os últimos três dias, a Deusa Saraswati é adorada como a doadora da verdadeira luz do conhecimento, sabedoria e compreensão. Uma vez que a pessoa é purificada pela Deusa Durga (vícios sendo aniquilados), transformada pela Deusa Mahalakshmi ao receber a riqueza espiritual da paz interior, calma, compaixão e amor, então o devoto está pronto para receber a verdadeira luz da compreensão. Ao adorar e orar à Deusa Saraswati, o devoto é agora abençoado com a verdadeira sabedoria, a do auto-conhecimento.




A representação da energia feminina


Durga, Lakshmi e Saraswati são vistas como três dimensões do feminino, simbolizando a terra, o sol e a lua, ou tamas (inércia), rajas (actividade, paixão) e sattva (transcendência, conhecimento, pureza), respectivamente.






Aqueles que aspiram por força ou poder, adoram formas do feminino como a Mãe Terra, Durga ou Kali.















Aqueles que aspiram por riqueza, paixão ou presentes materiais adoram Lakshmi ou o Sol.

















Aqueles que aspiram ao conhecimento, à dissolução ou à transcendência das limitações do corpo mortal adoram Saraswati ou a Lua.











As nove noites de Navratri são classificados de acordo com estas qualidades básicas. Os três primeiros dias são dedicados a Durga, os três seguintes a Lakshmi e os três últimos a Saraswati. O décimo dia, Vijayadashami, significa o triunfo sobre todos esses três aspectos da vida.


A melhor maneira de abordar o Navratri é com espírito de celebração. Este sempre foi o segredo da vida: não levar a vida a sério, mas estar absolutamente envolvido nela. As culturas que tradicionalmente veneravam a deusa sabiam que existem muitas coisas que nunca podem ser compreendidas. Podemos apreciá-las, celebrar sua beleza, sem as entender completamente.


A vida é um mistério, e sempre será. O festival de Navaratri é baseado nesta visão fundamental, lembrando-nos do poder da criação, vivido com alegria, prazer, sabedoria e abundância!



Hari om tat sat!


Namaste

Maria João

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page