Gāyatrī Yantra
O Gāyatrī é um dos mantras mais célebres e potentes da ciência do som sutil, entoado desde tempos imemoráveis em todas as expressões da espiritualidade indiana, incluindo no yoga, extraído dos textos mais antigos da humanidade, os Vedas, mais especificamente do Ṛgveda (III:62-10) e do Yajurveda.
O nome Gāyatrī deriva da forma como o mantra foi construído, obedecendo a uma métrica, designada chhandas, a qual ocupa uma boa parte dos mantras do Ṛgveda, e consiste em três linhas com oito sílabas cada uma.
Na entoação deste mantra, tudo funciona em harmonia, até a respiração é um instrumento de precisão! Respiração, voz, meditação e intenção funcionam de forma eficaz e sem esforço, assim como o sol brilha de forma eficaz, sem esforço. Os centros de energia, níveis de consciência e ritmos internos são activados pela respiração produzida na entoação do Gāyatrī Mantra (mesmo durante a repetição silenciosa), promovendo o equilíbrio, através do prana, do ritmo eletromagnético e das correntes de energia no corpo físico.
Entoar o Gāyatrī Mantra tem muitos benefícios, mas deve ser feito de forma específica para potenciar os seus efeitos. Ao cantá-lo, devemos manter os olhos fechados, concentrar em cada palavra e compreender seu significado. Cada palavra e som correspondente deve ser pronunciado correctamente.
Assim como qualquer mantra, o Gāyatrī deve ser repetido inúmeras vezes durante a meditação, idealmente, 108 vezes, ou em múltiplos de 9. Nesse processo, deve mentalizar os seus desejos de sabedoria e de iluminação, concentrando-se apenas nisso.
Significado do Gāyatrī Mantra
A primeira palavra "OM" - ॐ Também é chamada de Pranav porque o som de "Om" ou "AUM" vem do Prana (vibração vital), que sente o Universo. 'Aum' é Brahman, a soma e a substância de todas as palavras, o som fundamental primordial que simboliza o Absoluto Universal.
Bhūḥ, Bhuvaḥ, Svāḥ - as Vyahrities Estas três palavras que compõem a primeira estrofe do mantra foram retiradas do Yajurveda. Esta tríade tem vários significados, nomeadamente:
Na perspectiva do tempo: "passado", "presente" e "futuro", as chamadas, Vyahrities;
Na perspectiva da consciência: os 3 níveis de consciência, do mais denso paera o mais subtil;
Na perspectiva das regiões da experiência física: representada pelos três mundos, terra, ar/atmosfera e céu/espaço.
Ao pronunciar estas três palavras, contemplamos a Glória de Deus que ilumina os três mundos (terra, ar e o espaço), regiões da experiência ou níveis de consciência. No plano humano, a tríade bhūḥ-bhuvaḥ-svaḥ aponta para a possibilidade de ir do denso para o sutil, de deixar de nos focar nas coisas banais para descobrir a dimensão mais sagrada da existência. Noutras palavras, para que possamos ir da imaturidade emocional para mokṣa, a liberdade, que é o objectivo do Yoga: levar-nos das distrações habituais com as coisas mais perceptíveis para a apreciação de nós mesmos como o que realmente somos, o Ser Ilimitado.
Significados individuais das palavras no mantra:
om - o som sagrado
bhū - 'terra'
bhuvas - 'atmosfera'
svah - 'luz, céu, espaço'
tat - 'Isso'; é uma descrição, falada ou escrita, da "Realidade Suprema"
savitur - a Luz Suprema da Sabedoria; deriva de savitr, que significa 'estimulante'; é também o nome de uma deidade solar
vareṇyam - 'desejável, excelente'
bhargo - deriva de bhargas que significa 'radiância, lustre, esplendor, glória'
devasya - 'graça divina'
dhīmahi - 'Que possamos atingir ou contemplar'
dhiyaḥ yaḥ naḥ - 'nossas orações'; deriva de dhi 'pensamento, meditação, devoção, oração' e naḥ que é um pronome pessoal
pracodayāt - 'que possa estimular', 'pedir', 'persuadir, 'impulsionar', 'rezar'
Como pronunciar correctamente o Gāyatrī Mantra em português?
Para entoar um mantra correctamente, é importante prolongar algumas sílabas, acentuar umas e expirar outras. Aprenda a pronúncia do Gayatri Mantra no nosso idioma, através desta transcrição fonética:
“ÓM BURBU VÁ SUÁA TÁTSÁ VITUR VARÉE NIAMM BÁRGÔ DE VÁSSIA DI MARRI DIÔIÔ NAA PRATCHÔ DÁIATE”
Este mantra é uma expressão de gratidão, tanto ao esplendor do Divino Sol, dador de Vida, quanto à Sabedoria Divina, o que lhe confere uma energia devocional, centrada no coração. A sensibilidade que desperta é mais significativa do que o sentido literal. É uma oferta, uma maneira de se abrir à graça, de se inspirar.
Intenção do Gāyatrī mantra
Os ṛṣis, sábios da Idade Védica, perceberam, nas suas meditações, que a vocalização desta combinação de sílabas gera poder no indivíduo e inspira sabedoria, motivando-o a agir correctamente. A sabedoria e o poder intrínsecos do mantra permitem-nos captar a unidade de todas as coisas.
Ser iniciado neste mantra sagrado é um grande privilégio. O som do Gāyatrī, ou mesmo um mero pensamento do verso do Gāyatrī, coloca a graça em acção ao reconhecermos, com gratidão, como somos afortunados por viver os nossos ideais mais elevados. Mesmo os não iniciados podem sentir a alegria interior que vem de cantar o mantra Gāyatrī, apenas ouvindo-o com os olhos fechados.
Embora possa ser entoado a qualquer hora do dia, é aconselhável entoar o mantra de manhã cedo e à noite antes de dormir.
Os múltiplos benefícios do mantra Gāyatrī
Poder de concentração e capacidade de aprendizagem.
Evolução, prosperidade espiritual, evolução da compreensão de quem somos naturalmente.
Alegria infinita no poder do amor.
Paz.
Conduz naturalmente no caminho espiritual.
Fortalece o espírito e melhora a saúde.
Melhora a frequência respiratória.
Mantém nosso coração saudável (literal e figurativamente).
Protege o devoto de todos os perigos e guia-o para o Divino através da intuição.
Melhora os nossos relacionamentos e traz alegria à nossa comunicação com os outros.
Mas, o que/quem é Gāyatrī ?
Gāyatrī é um termo em sânscrito que pode ser traduzido para o português como “vitorioso”. É, também, o nome de uma das deusas veneradas no hinduísmo, considerada a Mãe dos Vedas, Mātāveda ou Savitṛ Devī, e, por causa disso, ela é a detentora de todo o conhecimento sobre o mundo.
Na mitologia hindu, Savitṛ é uma divindade que representa o Sol em seu triplo aspecto de deidade benfeitora que assombra, vivifica e alimenta. Savitṛ é descrita nos Vedas com braços, mãos e cabelos de ouro. Em certas tradições, é identificada (e em outras, é totalmente distinta) com a principal deidade do sol chamada Surya, o Deus do sol, da aurora e do ocaso.
Embora o texto do mantra seja feminino, a mensagem que ele transmite é masculina. O motivo disso é que o Gāyatrī Mantra faz referência também ao “Savitur” masculino, que é o raio da percepção e da inteligência. Como esse raio é associado ao Sol, está presente em todos os lugares e em todas as experiências, inclusive nas palavras do mantra.
Em geral, a Deusa aparece sentada em uma flor de lótus vermelha, símbolo de poder e de riqueza. Logo, o Gāyatrī Mantra também atrai prosperidade. A deusa Gāyatrī é apresentada com cinco cabeças: quatro representando os quatro Vedas e uma representando o Todo-Poderoso do Universo, Brahman.
A Deusa Gāyatrī tem o poder de realizar suas aspirações espirituais e abençoá-lo com uma vida despreocupada. Ela também pode iluminá-lo com novos pensamentos saudáveis. O poder positivo do Yantra Gāyatrī (representação simbólica do aspecto de uma divindade) pode libertar de espíritos negativos e de pesadelos, ajudar a encontrar um equilíbrio entre seus desejos espirituais e materiais para viver uma vida harmoniosa, cheia de felicidade, paz e prosperidade!
Cantar ou ouvir o mantra Gāyatrī enquanto se concentra em seu Yantra permite aceder mais rapidamente a esse estado meditativo de alegrias e Luz.
Uma iniciação à alegria interior
O Gāyatrī Mantra é uma vibração que cria uma condição de receptividade sutil; abre-nos o caminho que conduz à Verdade incondicional. Ele é uma oferta ao espírito da humanidade e ao Despertar de todos os seres.
No entanto, houve um tempo em que o GāyatrīMantra não era falado em voz alta, apenas repetido silenciosamente ou sussurrado na ponta da língua. Este método de cantar é uma maneira particularmente sutil e poderosa de repetir o mantra.
Houve um tempo em que as mulheres não cantavam o mantra. Uma época em que, além dos sacerdotes brâmanes, ninguém cantava o mantra. Hoje, todos têm o privilégio de entoar o Gāyatrī Mantra, homens, mulheres e crianças de todas as esferas da sociedade repetem e cantam alegremente esta poderosa e maravilhosa invocação.
O Gāyatrī Mantra é uma importante ferramenta para ampliar o próprio conhecimento sobre o Universo e sobre si. A partir da repetição diária do mantra, é possível encontrar equilíbrio, sabedoria, bem-estar e facilidade para resolver problemas.
Experimente!
Numa versão mais alegre e ritmada:
Numa versão mais actual:
Namaste!
MJ
Comments