Natarajasana é a postura que simboliza Shiva enquanto rei (raja) dos dançarinos (nata).
Shiva é um dos três deuses mais importantes do panteão Hindu, considerado a divindade máxima do Yoga, pois foi ele quem criou a prática de yoga como uma forma dos seres humanos se libertarem de sofrimentos e pesares físicos, psicológicos e espirituais, de acordo com a tradição hindu.
Como símbolo, Shiva Nataraja combina em uma única imagem os papéis de Shiva como criador, preservador e destruidor do universo e transmite a concepção indiana do ciclo sem fim do tempo.
A estátua de Shiva Nataraja dá-nos diversos significados, sendo um deles que a vida seguida de acordo com os desejos do coração não precisa ser temida. Mostra que é preciso libertar do mundo material para encontrar a paz e a força interior.
A sua dança representa o eterno movimento do universo em expansão, impelido pelo ritmo do tambor e da dança de Shiva, envolta num halo flamejante. O deus segura na mão direita superior o damaru (tambor de mão que fez os primeiros sons da criação). Na mão esquerda superior segura agni (o fogo que destruirá o universo). Com a mão direita inferior, ele faz abhayamudra (o gesto que acalma o medo). A pequena figura, junto ao pé direito de Shiva, representa apasmara purusha (ilusão, que desencaminha a humanidade). A mão esquerda dianteira de Shiva, apontando o seu pé esquerdo levantado, significa refúgio para a alma perturbada. A energia da sua dança faz o seu cabelo voar para os lados.
Natarajasana é uma das posturas mais conhecidas, graças ao seu poderoso significado espiritual, além dos benefícios que traz para o corpo e para a mente.
Benefícios de Natarajasana:
*Alonga os ombros e o peito
*Tonifica e fortalece as pernas e os tornozelos
*Equilibra o sistema nervoso
*Desenvolve a concentração e o foco
Comments