top of page
Foto do escritorYoga PuroPrana

Explorando asanas: Bakasana e Kakasana

Bakasana deriva da palavra em sânscrito Baka que significa Garça e Asana significa postura.

Esta postura é geralmente feita por alunos intermédios de yoga e é idealmente ensinada depois do praticante dominar a sua variação simples: Kakasana, que deriva do sânscrito Kāka que significa Corvo.


Kakasana


Bakasana


Para muitos, a primeira tentativa de levantar os pés do chão e equilibrar o corpo inteiro sobre as mãos pode parecer uma tarefa intransponível. No entanto, é precisamente essa intersecção de desafio físico e mental que torna Bakasana tão transformadora.


Ela não é apenas um teste de força dos braços, pulsos e cintura escapular ou da estabilidade do core (zona abdominal), mas é, sobretudo, um exercício de confiança, coragem e concentração.


Dado o nível de dificuldade (é considerada uma postura de nível intermédio de execução), recomenda-se a postura do corvo (kakasana) para iniciantes. 



Mas, qual é a diferença entre Bakasana e Kakasana?


Em relação às semelhanças: ambas as posturas são equilíbrios de braços, nas quais as palmas das mãos pressionam o chão, os joelhos permanecem junto ao tronco, apoiados nos braços, e os pés ficam levantados do chão.


Em relação às diferenças: em Kakasana, os braços estão dobrados para trás, de modo que a parte interior dos joelhos e canelas ficam apoiados nos tríceps. Os cotovelos dobram num ângulo superior a 90 graus, imitando o corvo, cujas patas são mais curtas. É uma versão cuja execução é considerada mais fácil e, por isso, é usada como preparação para Bakasana, na qual os braços esticam e os joelhos fixam nos tríceps, bem junto às axilas. Em Bakasana, o objectivo é imitar a garça, cujas patas e pescoço são compridos.


Enquanto que em Kakasana a força de pernas implica uma adução (força resistente para fechar as pernas, pressionando os braços), em Bakasana as pernas empurram os joelhos para a frente, contra a parte posterior dos braços, os triceps.

 

 

Simbologia


As garças são símbolos antigos de boa sorte, felicidade, longevidade, criatividade e juventude eterna. A GARÇA tem ligações com o Elemento Água que nos encoraja a fluir com as energias ao nosso redor. Não precisamos lutar com a natureza, mas cooperar com ela. A garça não gosta da companhia de outros pássaros. No entanto, o macho e a fêmea trabalham juntos para fazer um ninho. Outras palavras-chave e características associadas à garça incluem autonomia, calma, desapego, perspicácia, individualidade, galanteria, meditação, nobreza, paz, solidão, estabilidade, firmeza, tato, tenacidade, reclusão e força de vontade.


Já o CORVO, associado à morte em algumas culturas, noutras é considerado um mensageiro e sinal de bom agouro. Simboliza também o mistério da vida e da criação. O Corvo é associado também à metamorfose, à capacidade de transformação pessoal, símbolo de sobrevivência e de instinto. É um animal adaptável e corajoso, por isso, o facto de nos cruzarmos com ele frequentemente, pode significar que somos detentores de várias qualidades. A adaptabilidade deste animal permite-lhe roubar ovos de outros ninhos para se alimentar sem qualquer tipo de problema. Por este motivo, o Corvo é também associado à manipulação, engano e fraude.

 



Benefícios de Bakasana:


  • Ajuda a fortalecer os pulsos

  • Aumenta a coordenação

  • Melhora a flexibilidade da coluna vertebral

  • Abre a virilha

  • Treino de corpo inteiro

  • A compressão suave na região abdominal ajuda a estimular os órgãos internos, beneficiando a digestão e a eliminação.

  • Prepara a mente para meditação e incentiva a introspecção e a atenção plena.

  • A natureza desafiadora da postura ajuda a despertar e energizar o corpo, dando um impulso ao sistema nervoso.

  • Alivia a depressão e melhora a confiança da mente e do corpo. Dominar a postura, ou mesmo fazer progressos significativos, pode ser uma grande elevação para a autoestima.

  • Estimula os chakras do plexo solar, coroa e garganta.

 


Pessoas com as seguintes complicações devem evitar praticar Balasana:

  • Síndrome do Túnel do Carpo

  • Dor ciática

  • Hérnia discal e/ou inguinal

  • Espondilite

  • Lesão ou inflamação no pulso, ombro ou pescoço



É uma postura que desafia a mente (mais do que o corpo!), pois mexe com os nossos mais profundos medos e inseguranças!


Mas é, também, uma postura transformadora e libertadora, pois ensina persistência, paciência e a habilidade de superar obstáculos mentais, condições fundamentais para viver de forma mais equilibrada e sustentada.


Ela oferece um caminho para a autodescoberta, fortalecimento e equilíbrio, tanto físico quanto mental. E não há nada mais impulsionador do crescimento pessoal do que os desafios a que nos auto-propomos e que superamos com esforço e dedicação!



Hari Om Tat Sat

_____

MJ

YPP

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page