O yoga funciona através da activação do prana com consciência e intenção. A prática é no sentido de aumentar a energia interior (o prana pessoal) e conectá-la à mente e à nossa força de vontade, cada vez com mais vigor e mais intensidade, tornando a prática cada vez mais fácil e serena (parece contraditório, mas não é!).
As práticas que maior calor produzem são as que geram Agni (fogo interior), sendo que a chave para a prática do yoga é a respiração consciente. Respirar é a principal maneira de alimentar o nosso fogo pessoal e torná-lo mais quente, criando assim a oportunidade de mudança e transformação pessoal. Uma das técnicas mais eficazes no yoga é a respiração chamada Bastrika: a respiração do fole.
Benefícios de Bastrika Pranayama:
- Abre e purifica o corpo energético
- Melhora a circulação sanguínea
- Oxigena e revitaliza tecidos e órgãos
- Normaliza as funções do sistema digestivo, devido à intensa oxigenação que limpa pulmões e vias respiratórias
- Queima toxinas e excesso de gorduras no corpo
- Fortalece e equilibra o sistema nervoso, revitalizando-o
- Aumenta a imunidade
- Dá brilho e saúde à pele
- Dá a sensação de paz e harmonia
- No plano subtil, provoca um aumento da consciência de si próprio e da força de vontade
- Ajuda a reestruturar hábitos e padrões psico-emocionais (queima e purifica samskaras - propensão psíquica causada pelo karma desta existência ou de vidas passadas, que influência a natureza e livre arbítrio de cada pessoa)
Esta última questão merece um olhar mais aprofundado! Segundo a tradição do yoga, suportada pelos textos sagrados, como Haṭhayoga Pradīpikā, este pranayama ajuda a libertar de velhos padrões, de impressões mentais que vão sendo alimentadas na nossa falsa percepção do "eu", memórias residuais acumuladas pela experiência da vida e sua evolução, que permanecem no nosso inconsciente como "carimbos psíquicos". É a partir delas que construímos a nossa realidade, o próprio sistema de valores e crenças, que, muitas vezes, nos bloqueia, nos obriga a repetir os mesmos padrões, sobretudo aqueles que não são saudáveis ou são de vibração mais baixa.
"A maneira como experimentamos a nossa realidade depende de como ela é colorida e filtrada pela percepção das nossas experiências passadas. Para ver a verdade e viver na verdade, precisamos limpar esses filtros" - Michael Bijker
E nada melhor do que um pranayama para limpar as sombras, dissipar as nuvens e fazer aparecer o nosso sol interior.
A prática de pranayama deve ser acompanhada por um praticante experiente, pois não deve ser forçada. Qualquer sensação menos agradável ou confortável é indicadora de que algo não corre bem com a prática deste pranayma. Aliás, quanto mais subtil for a respiração do fole, maior consciência existe para observar as subtilezas associadas ao processo de Samskara.
Caso não saiba praticar este pranayama e não tenha oportunidade de o fazer junto de alguém mais experiente, assista ao vídeo aqui sugerido e pratique sempre com respeito pelo limites do seu corpo físico.
Há, ainda, que ter em atenção algumas recomendações para a prática de Bastrika:
Pessoas que sofram de problemas cardio-respiratórios, hirpertensão ou glaucoma não devem praticar. Em alternativa poderão fazer a respiração completa consciente ou Surya Bedhana Pranayama);
Evitar fazê-lo com gripe ou enxaqueca;
Contra-indicado na gravidez.
Boas práticas!
Namastê
MJ
Commentaires