top of page
Foto do escritorYoga PuroPrana

Aquecer, limpar e purificar com o elemento Fogo



O Fogo é um elemento alquímico por natureza, que intermeia a criação e a destruição. Todas as coisas começam e acabam com o Fogo. Este é o elemento que promove o metabolismo catabólico, que queima ou consome substâncias para produzir e libertar energia. As capacidades metafísicas do elemento Fogo permitem, por um lado, a manifestação da vontade interior no mundo exterior, por outro, a criação espontânea do mundo exterior pela vontade interior.


O fogo está associado com a forma, a cor, a visão, a digestão e o calor. A sua principal característica é o calor que tem o poder da transformação e que, no corpo humano, está presente no sistema digestivo e representa o metabolismo. Fogo é o responsável por todo o processo digestivo, que não se limita a alimentos, mas também à assimilação de novos conhecimentos, manifestando-se na inteligência, e na vivência de fortes sentimentos. Tudo o que passa do meio externo para o meio interno é necessário ser digerido e assimilado e o fogo é o responsável por esse processo de transformar tudo o que é exterior a nós, naquilo que somos. Sem a sua acção a vida não seria possível. É ele que, através da transformação, viabiliza as mudanças e abre caminho às novidades.


O elemento Fogo traz o brilho, cor, calor e luz. A sua fonte é o Sol, representando energia e calor. É intenso, penetrante e em excesso traz irritação e impaciência. É quente, afiado, leve, penetrante, fluído, sutil, luminoso e claro.


O conceito ayurvédico de agni, o fogo interior, é criticamente importante para nossa saúde geral. Agni é a força da inteligência dentro de cada célula, cada tecido e cada sistema dentro do corpo. Em última análise, é o discernimento do agni que determina quais substâncias entram em nossas células e tecidos, e quais substâncias devem ser removidas como lixo. Desta forma, Agni é o guardião da vida. Um agni enfraquecido está na raiz de todos os desequilíbrios e doenças!


No corpo, está presente no sangue, sucos digestivos e na matéria cinzenta do cérebro. A força do agni é inevitavelmente afetada quando as suas qualidades são silenciadas por uma dieta pobre, combinações de alimentos inadequados, um estilo de vida sem apoio, distúrbios emocionais, ou mesmo um clima húmido e chuvoso.


Quando o fogo digestivo é saudável, há pouco gás e a eliminação ocorre regularmente diariamente 1-2 vezes por dia. O fogo digestivo é aumentado principalmente por alimentos quentes, picantes, azedos e salgados e é diminuído por alimentos pesados e frios. Assim, se a digestão for fraca e o fogo baixo, a dieta deve ficar mais leve e picante até que a digestão se normalize.


Para além do fogo digestivo, existem muitos outros componentes de fogo nas células, tecidos e órgãos do corpo que governam coisas como percepção sensorial e nutrição de tecidos específicos. Segundo a Ayuveda, no corpo humano, o fogo é expresso de cinco maneiras distintas:

  • O fogo que fornece ao nosso corpo a capacidade de digerir alimentos é chamado pachaka agni.

  • O fogo que inflama o intelecto, digere ideias e permite a compreensão é sadhaka agni.

  • O fogo da percepção de que digere a impressão visual em imagens reconhecíveis é chamado de alocaka agni.

  • O fogo que energiza e revigora o corpo, adicionando cor ao corpo é chamado de ranjaka agni.

  • O fogo que digere o toque e a luz solar e emite o brilho associado à pele saudável é a luz fornecida pela bhrajaka agni.



As funções do fogo digestivo

Agni governa:

  • A transformação

  • A digestão, absorção, assimilação

  • A criação de enzimas digestivas

  • Todas as atividades metabólicas

  • Força e vitalidade

  • Nutrição tecidual

  • A produção de ojas, tejas e prana

  • Cor da pele, pele, brilho e brilho

  • A manutenção da temperatura corporal

  • Clareza mental

  • Inteligência

  • Percepção sensorial (especialmente percepção visual)

  • Fluxo de comunicação celular

  • Alerta, afeto e entusiasmo pela vida

  • Coragem e confiança

  • Alegria, risos e contentamento

  • Discriminação, razão e lógica

  • Paciência, estabilidade e longevidade


“O corpo invariavelmente se desfaz como um jarro de barro sem cozedura quando submerso em água. Por isso se deve moldar o corpo no fogo do Yoga.” - Gheraṇḍa-saṃhitā

O sábio Gheraṇḍa explica que se o corpo for temperado no fogo do Yoga, a energia produzida primeiro irá purificá-lo e depois desenvolverá as suas capacidades. Através desse fogo, as desordens são removidas do corpo, fortalecendo-o. Atingindo um estado físico puro, a mente também se torna pura. Quando o corpo e a mente estão sob controle e já não existem desordens físicas ou mentais, então o praticante de yoga torna-se proficiente perante a vida. Tornar-se proficiente aqui significa ser positivo e manter-se calmo nas situações mais adversas. Não se trata de banir ou lutar contra a tristeza, dor ou sofrimento, pois esse tipo de atitude gera mais tensão.



Asanas para detox


As posturas de yoga que colocam o tronco em torção são particularmente bons para a desintoxicação, pois apertam os órgãos internos e aumentam o fluxo sanguíneo para o fígado, estômago, intestinos e baço. Isso significa que o sangue oxigenado entra nesses órgãos, desintoxicando-os naturalmente.


As posturas invertidas são outra óptima maneira de desintoxicar o corpo e ajudar na perda de peso. Ao ficar de cabeça para baixo, ou parcialmente de cabeça para baixo, estamos a drenar naturalmente os fluídos linfáticos das pernas, fazendo-os circular pelo resto do corpo. Isso diz ao sistema imunológico para trabalhar horas extras, o que resulta em seu melhor funcionamento. As inversões também estimulam a glândula tiróide e o sistema nervoso, o que melhora o metabolismo.


A saudação ao sol, sendo uma série dinâmica de posturas de yoga, também é uma prática aconselhada para desintoxicar, pois não só activa o calor interno devido ao aumento do ritmo cárdio-respiratório, como também promove a circulação energética do prana (energia vital) por todo o corpo.



Pranayama para detox


A aptidão cardiorrespiratória é a aptidão do coração, pulmões e vasos sanguíneos. Quanto melhor for, maiores serão os níveis de energia, o que ajudará na prevenção de várias doenças cardiovasculares.


Quando respiramos, jogamos fora o lixo do corpo, desintoxicando-nos assim. Esta é uma função natural que nosso corpo executa para jogar venenos fora do nosso sistema para que o corpo funcione no seu melhor.


No yoga, a prática de pranayama, o controlo da respiração consciente, é parte integrante e complementar, como o objectivo de limpar e desintoxicar os pulmões. Seja qual for a técnica usada, todas são benéficas. No entanto, a prática de Bhastrika Pranayama, a respiração do fole, é particularmente eficaz neste processo. Esta técnica envolve uma inspiração e expiração intensa e rápida, recorrendo à acção vigorosa dos músculos abdominais e diafragma.



O yoga ajuda a perder peso?


Precisamos de uma quantidade mínima de energia alimentar diária para funcionar adequadamente, mas exagerar pode causar efeitos adversos, como ganho de peso, toxicidade celular, falta de vitalidade, e abrir precedentes para que doenças como diabetes e tensão arterial se instalem no organismo.


Para além dos excessos alimentares e da vida sedentária, também o stress pode, muitas vezes, ser um factor para pessoas tomarem decisões dietéticas erradas, causando estragos na resposta hormonal do corpo.


O yoga ensina como controlar melhor o stress e a ansiedade, para melhorar a auto-consciência no que diz respeito às escolhas alimentares mais saudáveis.


Praticamente todo o yoga-asana trata de algum tipo de desintoxicação, ajudando a purificar o corpo ou a mente. O yoga ajuda a eliminar as impurezas do corpo, como ácido lático, dióxido de carbono e líquido linfático. Isso também limpa seu fígado, rins e sistema digestivo. À medida que o corpo se livra de impurezas, também se livra do excesso de peso.


Quanto mais flexível se torna o corpo, mais gorduras e açucares queima naturalmente, que, acumulados nas células, se tornam toxinas. É um processo lento, mas funciona, tendo como vantagem o facto de que não se perde apenas o peso, mas também se mantem o peso com uma prática regular de yoga.


Numa sessão de yoga, a quantidade de calorias que se queimam depende de alguns factores como o tamanho, a frequência com que se pratica e a intensidade da prática. Quanto mais músculos se constrói, mais rápido se torna a resposta metabólica. Isso significa que quanto mais músculos tiver, mais calorias queimará quando estiver a descansar.




44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page