top of page
Foto do escritorYoga PuroPrana

A primavera e a purificação do corpo

Atualizado: 22 de mar. de 2021


De acordo com a medicina Ayurveda, a "irmã" do Yoga, existem duas épocas no ano que são as mais adequadas para aplicar métodos de purificação: a primavera e o outono, ou seja, a meia estação. O Kapha (muco) acumulado durante o Inverno começa também a liquefazer-se e a espalhar-se pelo corpo. Esse processo enfraquece o sistema digestivo – o agni – propiciando o aparecimento de várias doenças típicas desta altura do ano, como constipações, sinusites, rinites, febre dos fenos, alergias a pólen e outras. A Primavera torna-se por isso, a estação da limpeza, em que somos convidados a libertar-nos do Kapha e da ama (alimento não digerido e toxinas alimentares) que acumulámos durante o Inverno. Esta limpeza ajuda a reavivar o agni (fogo interno) e a prevenir as doenças típicas da estação.


Quando o Kapha acumulado durante o Inverno permanece no corpo sem a devida limpeza, a inércia física, emocional, mental e até espiritual tende a aumentar, tornando o nosso raciocínio mais lento, pesado, pouco reactivo e muito propenso a outros desequilíbrios.


A Ayurveda recomenda uma rotina diária que inclui começar o dia despertando por volta das 6 da manhã, seguida de higiene pessoal, com a escovagem dos dentes, a rapagem da língua, a limpeza nasal com água e sal e a lubrificação das narinas com um pouco de óleo (de sésamo ou côco). Segue-se a prática de actividade física, com uma rotina de yoga entre as 6h e as 10h. O Yoga na Primavera coloca o foco sobre a limpeza dos pulmões, com práticas de exercícios respiratórios (pranayama, em especial bhastrika ou kapalabhati pranayama para para oxigenar o sangue e ajudar o corpo a libertar o excesso de toxinas), o aquecimento do corpo, com a saudação ao sol, o alongamento dos músculos e a realização das posturas de acordo com a força do corpo.


São recomendadas posturas que beneficiem o funcionamento do fígado e dos rins, pois são os principais órgãos de limpeza e desintoxicação do organismo. Os rins limpam o sangue ao renovarem o excesso de líquidos, minerais e desperdícios e produzem hormonas que mantém os ossos fortes e o corpo saudável. O fígado ajuda o organismo a digerir os alimentos, armazena energia e purifica, eliminando as toxinas.


O fígado está energeticamente relacionado com o terceiro chakra e o elemento fogo. A principal emoção que afeta o bom funcionamento do fígado é a raiva. Um estilo de vida onde não existam momentos de libertação desse sentimento, associado a uma má alimentação e ao consumo de substâncias intoxicantes como o álcool, levará fatalmente ao desequilíbrio do fígado que por sua vez, em desequilíbrio, aumenta a acidez do sangue e danifica todos os sistemas internos.


Segundo a ciência milenar Ayurvédica, o tipo de detox aconselhado para uma pessoa não é igual para outra, por isso é necessário que essa avaliação seja feita individualmente por um profissional. Mas uma forma simples de fazer um detox tridosha, isto é, para qualquer tipologia de pessoas (saudáveis) poderá incluir:

  1. Incluir todas as manhãs, em jejum, um copo de água morna com limão para alcalinizar o seu sistema, de preferência com água fervida durante 10 minutos.

  2. Preparar 1L de chá para beber durante o dia. Pode combinar vários fitoterapêuticos como dente de leão ou tília. Evite beber durante as refeições, tente beber antes, e de preferência chá morno ou água morna.

  3. Tomar o pequeno almoço apenas quando tiver fome. Beba um chá a gosto acompanhado por torradas com ghee ou mel ou se preferir coza ou asse maçãs com um pau de canela e anis estrelado.

  4. Se tiver fome a meio da manhã ou a meio da tarde prefira alimentos cozinhados aos crus. Pode repetir o pequeno almoço, torrada ou maçã cozida/assada.

  5. Ao almoço e ao jantar faça refeições vegetarianas e inclua sempre ¼ porção de uma leguminosa, ¼ porção de um cereal e ¼ porção de vegetais (preferir folhas verdes, cenoura, abobora, curgete ou chuchu). É importante deixar ¼ do prato livre pois o estômago precisa de espaço para conseguir digerir os alimentos. Evite produtos animais (carne e peixe) assim como os seus derivados (lacticínios e ovos).

  6. Durante a confecção dos alimentos é muito importante acrescentar especiarias como cominhos, açafrão, gengibre, erva-doce, pimenta preta, tomilho e cravinho.

  7. É fundamental um jejum de duas horas antes de ir para cama.

A maioria das pessoas necessita de pequenas quantidades de alimentos antes das dez da manhã e depois das seis da tarde, não devendo fazer refeições pesadas à noite. As pessoas saudáveis podem jejuar uma vez por semana e fazer a sua maior refeição ao meio-dia, quando o Sol está no pico suportando uma eficiente digestão de alimentos mais complexos, como as proteínas. Deve-se dar preferência a comida fresca, evitando-se os requentados. Evitar frutas e vegetais que estão fora da época, assim como congelados e importados.


A regra mais importante é: se não tem fome não coma! É importante ter fome para poder digerir o que come, caso contrário estará a acumular toxinas no seu corpo e produzir doença. Nós somos mais do que aquilo que comemos, somos aquilo que somos capazes de digerir!

Que esta seja uma feliz e saudável primavera!

Namasté!

MJ

303 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page