Início da segunda semana de isolamento social.
Agora, mais que nunca, o yoga é o caminho!
O caminho para encontrarmos, em nós e através de nós, as respostas, as curas, a paz...
O caminho para percebermos que os momentos difíceis são oportunidades de reconhecer o fundamental, o válido, o certo, pelo menos de acordo com as nossas prioridades e intenções.
O caminho para nos levar à mudança, à transformação, não só em nós mesmos, nos nossos velhos padrões e ciclos repetidos por tantos anos, mas de toda uma sociedade, tal como a conhecemos até então.
Por tudo isto, e por muito mais que virá, fortalecer o Chakra do Coração é, não só necessário, como a única forma de nos ligarmos a nós, aos outros e ao cosmos - o divino devir!
Todo e qualquer processo de cura deve começar pelo coração, pois ele é o elo que transforma as energias físicas dos chakras inferiores em energias espirituais, alimentando os chakras superiores.
O chakra do coração, também conhecido por Anahata, está localizado no centro do peito, rege os pulmões, o coração, os braços e as mãos. Está ligado às emoções superiores, afectos e sentimentos. A sua função é o amor, por si mesmo e pelos outros, a amabilidade e o perdão. Uma pessoa que tenha este chakra equilibrado começa a dominar o seu “eu”, obtendo sabedoria e força interior para iniciar a sua evolução de forma autónoma, tornando a sua vivência terrena uma fonte de inspiração para os outros.
Por isso, entrega, aceita, confia e agradece!
Tudo está exactamente como deveria estar.
Se não estivermos disponíveis para tudo isto, estamos a promover o desequilíbrio deste chakra, potenciando atitudes hostis, vontade egoísta, frieza, baixa auto-estima, insatisfação, sentimentos de culpa e necessidade de controlar o outro. Tais atitudes têm implicações directas na regulação do TIMO, a glândula hormonal responsável pelo SISTEMA IMUNOLÓGICO, juntamente com as glândulas adrenais. O timo produz a hormona Timosina, que mantém e promove a maturação de linfócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que atacam bactérias, vírus e outros invasores externos.
Esta glândula está ligada aos sentidos, à consciência e à linguagem e as ideias negativas afectam-na profundamente, mais do que os vírus ou bactérias, assim como o stress e a ansiedade, que provocam o aumento da produção de corticoesteróides, suprimindo o sistema de vigilância imunológica e a eficácia do timo.
Daí, a importância de manter uma prática de yoga bem enraízada, mas que permita abrir e activar o chakra do coração, com asanas que promovam a abertura toráxica, como as hiperextenções da colunas ou retroflexões, e muita prática de pranayama, sendo Nadi Shodhana pranayama (a respiração alternada) a que melhores resultados produz para activar o sistema parasimpático (que regula os mecanismos de ralaxamento do corpo) e serenar a mente.
Yoga PuroPrana disponibiliza, via YouTube, uma prática guiada de 1 hora, direccionada para trabalhar estas questões, com asanas, pranayama e uma pequena meditação para abrir e activar o chakra do coração.
Para aceder ao link, basta fazer uma inscrição através do email: yogapuroprana@gmail.com
Que saibamos parar, aguardar e observar, com paciência e esperança!
NAMASTE!
A minha alma saúda a tua alma!
MJ
Comments